O verão deu adeus e abriu espaço para uma nova estação do ano chegar. Hoje, mais precisamente às 6h38min, o outono iniciou oficialmente. O recente período é marcado pelo início dos dias mais curtos e noites mais longas, além de ter uma temperatura mais amena, antecipando o inverno que chega em junho. As paisagens também começam a mudar, a folhagem das árvores adquire uma coloração que varia entre tons amarelados e avermelhados e, em muitos casos, começam a cair. Além disso, é nesta época do ano que o produtor começa a preparar as videiras para a colheita das uvas da futura safra.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo da Regional da Emater de Caxias Do Sul, Ênio Todeschini, é neste momento de transição que pontos importantes são analisados pelas famílias agricultoras. “Tecnicamente a safra da uva está encerrada. Foi um período super bom e pegou todos de surpresa. Por isso, agora vem um pequeno período de descanso para, depois, iniciar os processos nas parreiras”, elenca.
Segundo ele, é agora, no outono, que os cuidados fitossanitários não devem ser esquecidos. “É necessário fazer-se, pelo menos, dois tratamentos espaçados de uns 15 dias, para cada uma das duas principais fitopatias dessa época: a Mufa e a “mancha-das-folhas”. Lembrando que os fungicidas cúpricos não têm efeito no controle da “Mancha-das-folhas”, considera.

Outro detalhe indicado por Todeschini é uma prática que a Emater introduziu há mais de 20 anos, que é a questão da cobertura do solo. “Agora é o momento certo, principalmente de abril até maio, para semear aveia, nabo forrageiro e azevém. Para que essas plantas se desenvolvam, é necessário ter uma entrada de luz razoavelmente boa. Não adianta lançar essas sementes em solo se não houver uma considerável passagem de luz pelo dossel (copa) do vinhedo”, pontua.

Ele aponta que essa prática nada mais é que uma proteção para o solo. “Contra a erosão, além de impedir a propagação de plantas daninhas, invasoras. Também é uma forma de subsolador natural, pois as raízes criam câmaras de ar após o seu apodrecimento. Além disso, há a agregação da matéria orgânica que é o principio de fertilização do solo e nutrição das plantas”, exemplifica.
Poda antecipada

É nesta época do ano, também, que é realizada a chamada poda antecipada. “Nos meses de abril e maio a planta ainda está com folhagem, então, é o período ideal para fazer a poda antecipada, que é uma prática recente e que está sendo utilizada cada vez mais pelos produtores”, salienta.

Todeschini pondera que este processo traz muitos benefícios, principalmente se tratando de saúde física. “Os dias que antecedem o inverno são de temperaturas mais amenas, se comparadas ao inverno, de frio e umidade. Como nossas parreiras são latadas, o produtor tem que ficar com os braços altos e os pulmões desprotegidos, então, evita esses dias mais críticos. Outro detalhe é a questão psicológica, pois ele fica mais tranquilo quando for podar no inverno, por já ter feito o procedimento em uma parte do parreiral”, frisa. Porém, não é recomendado fazer a poda antecipada nas variedades superprecoces. “Até mesmo nas variedades precoces tem que ter cuidado, mas em alguns cultivares e topografias, é recomendado fazer. As variedades de ciclo médio a gente recomenda, a niágara, que é precoce, depende o local que se encontra”, ressalta.

Foto: Cristiano S. Castro