O Clube Esportivo completou no dia 28 de agosto 96 anos de história. No entanto, o momento é de pensar no futuro. Faltando aproximadamente quatro meses para o término da gestão, o presidente Luis Oselame fala sobre a sua gestão e os próximos passos do Alviazul. A eleição da nova diretoria ocorre no dia 14 de setembro, e a posse no dia 1º de janeiro de 2016.

Jornal Semanário: O Esportivo promoveu um torneio comemorativo de aniversário para as categorias de base no sábado, 29 de agosto. Trabalhar com os garotos é o caminho?
Luis Oselame: O que o Esportivo deve fazer é trabalhar determinado com a sua categoria de base desde as escolinhas até o amador no sub-20. Assim poderá criar um vínculo com as crianças, com os pais, enfim com as famílias, pois os garotos crescem e participam das atividades do clube. Esse é o caminho. Na comemoração de aniversário resolvemos trabalhar somente com a gurizada para não se frustrar com uma festa, onde você espera cerca de 500 pessoas, e apenas 300 participam. Com a gurizada foi aquela festa, e o torneio foi um sucesso. O trabalho com a gurizada envolve as pessoas. O segredo é esse, e o Esportivo não deve mudar essa linha de pensamento.

JS: Como avalia a sua gestão?
Oselame: Avalio como uma gestão responsável e que aprendeu muito, mas, principalmente, que pensou 100% no Clube Esportivo. Tentamos fazer o melhor possível e seguir a linha da responsabilidade e vamos entregar no dia 31 de dezembro com tranquilidade. Disso temos certeza. Erramos na tentativa de trazer o Valdir Espinosa, mas isto não foi um ato irresponsável, e sim uma tentativa de acerto. Os salários dele foram pagos. Também tentamos fazer uma parceria com o Goiás e com o Fluminense. Não foi uma irresponsabilidade e não prejudicamos o Clube Esportivo.

JS: Como está a situação financeira do Esportivo?
Oselame: Entregarei da forma mais digna possível. Gostaria de entregar com zero absoluto de dívidas. Nós evoluímos muito. Foram pagas dívidas antigas de cerca de R$ 500 mil, além dos gastos da atual gestão. Algumas pendências poderão restar referente a débitos antigos e o próximo presidente também continuará pagando, como o Refis, por exemplo. A diretoria tentou fazer a gestão da melhor forma possível. Um clube que não possui uma gestão certa, não terá futuro. É preciso ter responsabilidade com o futebol. Erramos no começo, pois fizemos despesas maiores, talvez, muitas vezes induzidos pelos outros, e achávamos que iríamos conseguir, porém não cumprimos, e isso foi prejudicial para a nossa gestão e para o Clube Esportivo. Nós conseguimos pagar todas as contas que fizemos, o problema é que poderíamos não ter gasto tanto. Assim estaríamos em uma situação melhor tanto no futebol como no financeiro.

JS: Em que época aconteceram os erros aos quais se refere?
Oselame: No período em que o clube conquistou a Divisão de Acesso e subiu para a Série A. Nesta época, houve um compromisso muito grande com os atletas que integravam grupo em 2012. Éramos uma das equipes mais caras, mas não era a mais cara. O Esportivo não teve retorno do público após subir para a divisão principal. Nós sempre cuidamos direitinho da despesa e da receita.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 5 de setembro.