Tecnologia. Palavra que para muitos pode parecer um bicho de sete cabeças, para alguns jovens empreendedores pode se tornar a solução de muitos problemas. A Universidade de Caxias do Sul (UCS) promove anualmente um projeto vinculado ao Programa de Empreendedorismo da instituição e em 2017, no Campus Bento Gonçalves, quatro novas ideias inovadoras serão inseridas no mercado.

Um dos projetos selecionados para o programa foi Xô Exame!. Vinícius Bavaresco é o criador do aplicativo Web que vai auxiliar alunos a estudarem e obterem bons resultados a partir das horas incansáveis de dedicação aos livros. “Para quem já passou por uma graduação ou ainda é aluno, dedicar horas e horas estudando e resolvendo inúmeros exercícios é algo bem comum. Nós da Xô Exame! percebemos que muito treino não necessariamente gera resultados, e quando gera, não tem um bom aproveitamento, portanto queremos os auxiliar por meio do aplicativo prestando monitoria todo o tempo, apontando pequenos erros por desatenção, exibindo dicas ponto a ponto e propondo diferentes formas de solucionar a mesma questão”, c0menta.

Bavaresco lembra que hiperatividade, multitarefas, ansiedade e descuido são características que, se bem equilibradas, representam uma mente brilhante. Foi pensando nisso que o grupo percebeu que muitas dessas mentes brilhantes se perdem por falta de cuidado, atenção, tempo e paciência para estudar. “Conversando com meus parceiros, André Pasquetti e Anderson Zanotto, notamos que podíamos mais do que apenas constatar isso, mas oferecer uma boa solução para este problema. Nessa caminhada conhecemos o StartUCS, ao ler mais sobre o programa notamos que seria um ótimo crescimento para nosso negócio e também para nosso conhecimento profissional. Além disso, poder participar de um programa que propõe inovação dentro da instituição onde estudo, por si só é uma maravilha”, garante o estudante.

Já Bruno Silva e Marcelo Oliveira criaram STTUD, uma plataforma para os professores de inglês que dão aulas em escolas regulares. “Diferente do livro didático, que muitas vezes pode levar anos para ser atualizado, o STTUD poderá ser remodelado semanalmente, garantindo relevância no contexto de cada aluno. Além disso, vamos ajudar a resolver um grande problema do ensino de inglês com conteúdo organizado, separado e direcionado para cada série escolar”, salienta Silva.

Os estudantes que propuseram o STTUD dizem que agora, a ansiedade faz parte do dia a dia. Afinal, a expectativa está em colocar o projeto no ar o mais breve possível. “Aguardamos para que possamos ajudar professores e alunos a terem aulas mais interessantes, interativas e com conteúdos multidisciplinares. Com isso, vamos auxiliar a transformar a realidade das aulas, dos professores e dos alunos”, acrescenta Silva.

Tecnologia e inovação

O professor Enor Jose Tonolli Junior, coordenador executivo do Tecno UCS, comenta que a Universidade tem trabalhado para trazer aos alunos e egressos conteúdos voltados a empreendedorismo, unindo tecnologia e inovação. “Trabalhamos em sala de aula sobre esses assuntos, até que eles manifestem o desejo de levar adiante os projetos que ainda não saíram do papel”, comenta o professor.

Junior salienta sobre a vontade de abrir o StartUcs para a comunidade. “Ainda não conseguimos, pois não temos condições de abarcar uma quantidade de ideias até que sejam postas em prática, mas essa vontade já está anotada para que nos próximos anos consigamos dar andamento”, finaliza.

Os projetos
STTUD é uma plataforma digital para professores que ensinam inglês, com foco nas escolas regulares (ensino fundamental e médio) públicas e privadas.

Xô Exame! é um aplicativo Web que auxilia nos estudos como um professor dedicado a cada aluno, prestando monitoria todo o tempo.

Badcoders Interactive. Empresa de desonvovilmento de jogos com foco em comunidade. Dentro de uma plataforma internacional, a equipe quer criar um jogo, espécie de Angry Birds, para criação de comunidades de jogos.

G. Resíduos Sólidos. Desenvolver solução técnica e tecnologoica para a problemática na gestão dos residuos sólidos. É um sistema que possa atender ao governo, a empresa geradora de residuos, os trabalhadores até que seja dado o destino final.