Grau de vapor no ar tem variado entre 90% e 100% nos últimos dias e fenômeno requer mais cuidados com o organismo

Há quase uma semana, a umidade relativa do ar varia entre 90% e 100% em Bento Gonçalves. Isso significa que o ar está saturado de água, uma condição bastante comum do inverno gaúcho. O fenômeno em questão aumenta a proliferação de fungos e bactérias e pode significar mais problemas de saúde, se não forem tomados certos cuidados.
De acordo com especialistas, outro fator que pode resultar no aumento da incidência de doenças é a redução no número de pessoas que tem se vacinado, o que faz com que as contaminações se proliferem mais rapidamente.
Segundo a médica geriatra Tamara Chiele, o ideal é utilizar medidas de prevenção nesses casos, sobretudo para os idosos. “Alimentação saudável, é fundamental. Tomar mais liquido e, se tiver problemas de saúde, fazer o tratamento adequado. Se for asmático, usar as bombinhas e tomar a medicação certa, caso tiver diabete”, ressalta.
Na opinião de Tamara, a questão da conscientização também é algo essencial, visto que é necessário andar com agasalho neste período do ano.”Como previnir? Agasalho, vacina, boa alimentação e bom sono”, pontua.
Nos casos de gripe, a primeira dica da médica é fazer a vacina como forma de prevenção. Mas caso esteja gripado, é importante tomar cuidado para não espalhar o vírus. “O ideal é que a pessoa use máscara, para não contaminar os demais”, indica.
Além disso, ela aponta que há um problema porque as pessoas não estão conscientes sobre a necessidade de fazer as vacinas. “No geral as pessoas foram pouco vacinadas. Um exemplo é como sobrou a da gripe em Bento. E aí temos sarampo voltando e poliomielitepodendo voltar”, observa.

Problemas da umidade

Entre os principais problemas ocasionados pela umidade, está a dificuldade de transpirar, que se manifesta quando está acima de 70%. De acordo com pesquisas médicas, acima disso “o ar fica praticamente saturado de vapor d’água, o que interfere no nosso mecanismo de controle da temperatura corporal exercido pela transpiração. Quanto mais alta a temperatura e mais úmido o ar, mais lenta será a evaporação do suor, que ajuda a dissipar o calor e a resfriar o corpo”.
Além disso, ela aumenta a probabilidade de manifestação dos problemas respiratórios, uma vez que o clima se torna propenso para o surgimento de mofo, que causa crises asmáticas e pneumonite.
Para reduzir os problemas ocasionados pelo fenômeno climático, é recomendado manter a casa arejada, principalmente nas áreas onde o acúmulo é maior. Também pode ser útil aplicar produtos para tirar o mofo, como água sanitária.