Colocar o mamão papaia na alimentação diária já é, por si só, muito saudável para cabelo e pele, pois, segundo nutricionistas, a beleza e a saúde da pele, cabelos e unhas está diretamente ligada a uma alimentação rica em vitaminas e minerais. Também se ressalta que o fato de o mamão papaia auxiliar no funcionamento do intestino acaba por refletir em uma pele e os cabelos mais viçosos. A beleza e a saúde da pele, cabelos e unhas está diretamente ligada a uma alimentação rica em vitaminas e minerais.

A vitamina A presente na fruta previne a queda de cabelo, e a vitamina C é importante na produção e manutenção do colágeno, responsável pela firmeza e sustentação da pele, observando especialmente que o colágeno é proteína, parte fundamental também para a saúde dos cabelos, ajudando a reconstruir a estrutura capilar.
Porém, além de gerar grandes benefícios a partir de seu consumo, a fruta também pode ser utilizada diretamente sobre o local que se quer afetar, conseguindo benefícios variados de acordo com o uso e a combinação de ingredientes.

• O mamão papaia possui propriedades curativas e cicatrizantes, que ajudam na reconstituição das células da pele, podendo ser aplicado sobre arranhões, feridas e cicatrizes.
• Serve como um creme antienvelhecimento natural, por sua ação antioxidante, podendo ser usado no corpo todo.
• Amassado e misturado a açúcar cristal, funciona como um esfoliante nutritivo.
• Xampus com mamão ou papaína em sua composição são ótimos no controle da caspa.
• Por ter baixa concentração de sódio, impede a retenção de líquidos, melhorando a hidratação da pele.
• Aplicar mamão amassado no rosto reduz espinhas e manchas, além de uniformizar o tom da pele.
• Mamão papaia também é um grande auxiliar para amenizar olheiras. Basta misturá-lo com leite e aplicá-lo no local, deixando por alguns minutos.
• A ingestão diária de mamão previne queda de cabelo e afinamento dos fios, fortalecendo o cabelo desde a raiz e estimulando o crescimento.

O mamão é uma fruta muito nutritiva, contém vitaminas A, C e do complexo B, fibras e sais minerais como: potássio e fósforo. Ele possui também uma enzima chamada papaína que auxilia na digestão dos alimentos e consequentemente na absorção de nutrientes pelo organismo. Tem poder laxativo que auxilia pessoas com constipação. A vitamina C juntamente com a vitamina A vão dar uma força para imunidade, além de combater a atuação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento do organismo. O mamão ainda é fonte de carotenoides que atuam na prevenção de doenças da retina.

Além disso, o mamão papaia é indicado popularmente para amenizar diversos desequilíbrios gastrointestinais, diabetes, tosses e problemas respiratórios, doenças degenerativas e do coração, problemas renais, eczemas, inchaços, úlceras e até mesmo olheiras. Logicamente, em muitas dessas condições, o mamão não pode ser utilizado como única forma de tratamento – é sempre importante consultar um médico especialista. Mas certamente a fruta auxilia muito na amenização dos sintomas.

Fonte:dicasdemulher.com.br