Falta pouco mais de um ano para que os eleitores de Bento Gonçalves tenham a missão de ir as urnas escolher quem vai ser o próximo prefeito da Capital do Vinho. Até lá, os moradores observam como está a atual situação e refletem sobre qual futuro querem para o município.

O que a comunidade espera do próximo gestor? Quais as principais dificuldades que ele terá pelos próximos quatro anos? Para responder essas perguntas, a reportagem foi às ruas da cidade para ouvir e descobrir quais as principais demandas e expectativas que a população tem para o próximo Chefe do Executivo.

Entre os pedidos mais escutados, está a segurança nas principais vias da cidade e melhorias na saúde. Confira abaixo:

José Somensi, 66 anos, aposentado:

Espero que melhore um pouco com o próximo prefeito. Tem muita gente dentro da prefeitura, é muita despesa e o próximo prefeito que entrar vai querer por a turma dele, então está cada vez pior. A praça do bairro Humaitá, bairro onde eu moro, está bem ruim, é ridículo aquilo, só se instala drogados, muita gente não vai por causa disso, é um perigo. Tem que reduzir também o número de vereadores, tem muitos, isso gera muitas despesas, acho que 10 seria o suficiente, inclusive, acho que nem deveria ter vereador, tinha que ser o prefeito, vice-prefeito e em cada bairro um coordenador, uma pessoa que já está aposentada, pagar com um salário mínimo, essa é a minha ideia. Os vereadores ficam brigando entre eles, discutindo, batendo boca, e resolvem o que? Eles fazem só promessa e depois fica nisso.

José Somensi, 66 anos, aposentado

Mônica da Silva de Oliveira Terto, 34 anos:

O próximo prefeito precisa melhorar a saúde, o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está horrível, demorado demais, esses dias minha irmã adoeceu e passou um perrengue lá, não gostei do atendimento. Vai precisar dar atenção para as escolas porque faltam vagas, minha filha tem dois anos e está estudando na rede particular porque não conseguiu vaga de jeito nenhum, pago R$450 na escolinha para ela, é um absurdo pagar esse valor, é muito pesado.

Mônica da Silva de Oliveira Terto, 34 anos

Ermes Marques Paz Junior, 24 anos, vocalizador:

Vai precisar melhorar as ruas, estão esburacadas. A segurança dos pedestres também, toda hora acontecem uns assaltos ali no paradão do centro. Moro no Bairro Eucaliptos e lá a segurança está boa agora, não está 100%, mas está melhorando, mas tinha que colocar uma pracinha para as crianças brincarem, porque não tem, tem que vir até a praça da Planalto para poderem brincar, é longe.

Ermes Marques Paz Junior, 24 anos, vocalizador

Samuel de Oliveira, 20 anos, estudante:

Espero que o próximo prefeito invista em segurança, principalmente na Avenida Planalto, onde acontecem muitas brigas de noite. No Bairro Maria Goretti tem que melhorar o asfalto.

Samuel de Oliveira, 20 anos, estudante

Flavia Moura, 17 anos, maquiadora:

Espero mais segurança. Ali na parada da Loja Volpato sempre tem índice muito alto de assalto. No bairro onde eu moro, no Santa Marta, colocaram semáforos, mas não funcionou, foi um dinheiro jogado fora, está desligado porque gerava muito congestionamento, foi um investimento mal feito. Tem que por asfalto, porque não tem nenhuma das principais ruas onde passam os ônibus e foi muito mexido pela Corsan, então tem muita pedra solta que acaba estragando os carros.

Flavia Moura, 17 anos, maquiadora

Laura Zandavalli, 23 anos, estudante:

Espero que com o novo prefeito os serviços melhorem, principalmente na questão da segurança que é um ponto principal, junto com a saúde, que os medicamentos sempre estejam nos postos, que os atendimentos sejam cada vez melhores. Moro no Santo Antão, lá precisa melhorar as calçadas, a pavimentação das ruas precisa de melhorias.

Laura Zandavalli, 23 anos, estudante

Franciele Colognhese de Marques, 28 anos:

Espero que melhore a saúde, a UPA está cada dia pior, quando alguém vai lá demora horas para conseguir atendimento. Que as escolas melhorem, porque tem pais correndo atrás de vaga em creche e não tem, é um sofrimento para conseguir. Aprioridade para Bento é isso.

Franciele Colognhese de Marques, 28 anos

Paulo Cesar de Matos Manoel, 34 anos, auxiliar de produção:

Espero que melhore a parte das ruas. Moro na Ângelo Terchisio Bortolini, Vila Nova II, e em dia de chuva não tem como descer a rua porque ela fica escorregadia, é muito úmida, é muito buraco, ruas abandonadas.

Paulo Cesar de Matos Manoel, 34 anos, auxiliar de produção

Juliane Maciel Felix, 29 anos, auxiliar de cozinha:

Espero que ele melhore a saúde. O postinho de onde moro, no bairro Fenavinho, só abre na parte da manhã e não tem todos os médicos, quem precisa do serviço tem que se deslocar até o Vila Nova para ter uma consulta com dentista, porque lá é só o básico, nem vacina estão dando. Só funciona até às 11h30 então de tarde tem que ir até outro bairro para arrumar uma consulta, como eu tenho criança e trabalho fica complicado, tenho que pedir ao vizinho ou alguém para levar até o outro posto para poder dar a vacina.

Juliane Maciel Felix, 29 anos, auxiliar de cozinha

Delcia Bianchi, 52 anos:

Que o próximo prefeito tape os buracos nas ruas. Na saúde, às vezes as pessoas precisam de um medicamento e não conseguem. A educação dá para melhorar, os professores deveriam ganhar melhor. Segurança também é importante.

Ana Paese Righes, 60 anos, professora aposentada:

Espero que o próximo prefeito dê mais atenção ao funcionalismo público, atenção nos postos de saúde e bairros. Espero também que dê mais atenção a harmonia entre os funcionários para que todo funcionalismo público se de bem e tenha amizade entre eles, porque não vejo isso dentro dos setores. Na educação tem muita coisa para melhorar, desde as escolas, infraestrutura, até os professores mesmo, tentando capacita-los com mais frequência, o próximo prefeito deve pensar nisso, em mais capacitação para os professores.

Lilian de Lima, 30 anos, auxiliar administrativa:

A atual administração está péssima, muita coisa deixando a desejar, principalmente na saúde e educação. Espero que o próximo prefeito invista mais na saúde, que é o que o povo precisa e na educação também, médicos, especialistas, cirurgias eletivas só Jesus para saber quando. Dos vereadores não espero nada.