O mel é um ingrediente que desde os tempos antigos foi usado tanto na alimentação como na estética. As culturas egípcias e gregas aproveitavam o mel para colocá-lo em seus tratamentos cosméticos e conseguir um rosto hidratado e jovem.

Propriedades do mel

O mel é um aliado perfeito para os tratamentos de beleza, fazendo com que o seu rosto fique limpo, hidratado e firme. Dentre as inúmeras propriedades do mel destacam-se:

Hidratação profunda

O mel contém minerais e vitaminas que ajudam a manter a umidade da pele durante o dia todo.

Forte limpeza

Outro benefício é que o mel limpa em profundidades graças às enzimas naturais que conseguem eliminar as toxinas.

Esfoliante natural

Possui teor de açucares, conseguindo esfoliar a pele sem danificá-la porque atua ao mesmo tempo como um hidratante.

Combate acne e manchas

O peróxido de hidrogênio retira as impurezas e previne a pele de outras bactérias sem ressecá-la. O mel também possui propriedades que clareiam a pele e que conseguem reduzir visivelmente as manchas escuras, como as manchas de sol, por exemplo.

Consegue-se aumentar a sua capacidade para clarear a pele e conseguir, desta forma, combater as manchas de forma mais profunda.

O limão traz à pele propriedades adstringentes, ajudam a fechar os poros e a clarear o rosto; junto com o mel, esta máscara caseira se transforma em um cosmético para melhorar as manchas.

Evite as manchas na pele

Além destes tratamentos para tirar as manchas, é importante considerar os fatores que poderiam implicar no reaparecimento de manchas em seu rosto. Por isso deverá seguir algumas dicas simples para proteger sua pele.

Proteja sua pele da luz solar

As manchas aparecem por estar exposta ao sol sem nenhum tipo de proteção, por isso, para evitar que apareçam é necessário que aplique diariamente um creme solar de, no mínimo, fator 30 de proteção. Ainda que esteja nublado, os raios UVA continuam danificando a sua pele, por isso não deixa de se proteger.

Cuide do seu rosto

Também é importante ter uma pele hidratada, limpa e cuidada para poder exibir um rosto sem manchas. Agora você já sabe usar o mel para as manchas mas também é aconselhável, caso sejam muito escuras, que você vá a um dermatologista.

Beba muita água

A hidratação interna é imprescindível para uma pele bonita e saudável. É recomendável beber diariamente pelo menos 8 copos de água para conseguir ficar corretamente hidratado.

Vitamina A, C e E

São as vitaminas que nos ajudam a combater as manchas e ajudam a pele a ficar mais brilhante e luminosa. Não deixe de incluir alimentos com estas vitaminas em sua dieta para conseguir prevenir as manchas. Alguns exemplos: cenoura, batata-doce, abóbora, espinafre, brócolis, vegetais folhosos verde-escuro, óleos vegetais, ovos, abacate, frutas cítricas, morango, kiwi, mamão, couve-de-bruxelas.

Fonte: saude.umcomo.com.br