Vai e vem das bandeiras

Governador Eduardo Leite (PSDB) precisa explicar melhor, pelo menos para que o grande público possa entender, os critérios que o comando da saúde no estado tem utilizado para definir a cor da bandeira de uma determinada região nesta questão do isolamento social para evitar o contágio pelo coronavírus. Em uma semana é laranja, na outra é vermelha, em seguida laranja de novo… Sem que os números tivessem mudança significativa. No caso de Bento, o que se alterou mesmo foi o número de leitos de UTI para pacientes com Covid-19, disponíveis. Foram 13 novos em uma semana.

Comércio & comerciantes

Quando falo em “grande público”, no tópico acima, faço referência ao comércio porque é um setor que envolve patrões, empregados e consumidores. Portanto, o maior número de pessoas da comunidade. Justamente estes que ficam mais sujeitos ao que mais parece ser uma “variação do humor” do senhor governador. Fechado, o comércio, perdem patrões e empregados porque os consumidores deixam de comprar e acabam correndo para o mercado informal que não se sujeita ao regramento sanitário. E perde o poder público porque, sem venda, o comércio não paga impostos sobre as mercadorias vendidas. E corre o risco de não pagar as taxas mensais, por óbvio.

Se correr o bicho…

Penso que a radicalização nunca é uma boa saída, Fechar tudo significa a possibilidade de quebrar a economia e fechar muitas empresas. As consequências seriam desastrosas, com milhões de desempregados além daqueles que já estão sem ocupação regular. Mas também não dá para liberar geral porque, daí, boa parte das pessoas passa aos abusos, festas, aglomerações e contágio… Liberar as atividades econômicas com regramento ainda é o mais correto, porém com uma rígida fiscalização para que as medidas sanitárias sejam cumpridas.

Sem que haja uma conscientização de todos sobre o que pode e o que não pode, nem o coronavírus vai embora tão cedo e nem a economia se recupera a curto ou médio prazo!

Numeradas

1 – Boa notícia! Leitos de UTI abertos/instalados para tratar de pacientes com coronavírus não serão desativados depois da pandemia.

2 – Serão mantidos em stand-by para ocupação só quando houver necessidade. Traduzindo, não só em Bento e no estado, mas no planeta todo a estrutura para pacientes, em estado muito grave de saúde, vai ficar muito maior.

3 – Governo municipal vai mandar para a Câmara projeto do microcrédito especial para socorrer os pequenos e micro empreendedores. Foi sugestão do vereador-presidente da Câmara, Rafael Pasqualotto (Progressista) ao Executivo, no final do mês passado.

4 – O projeto está na fase de estudo-elaboração no âmbito da administração e depende basicamente do que definir a Procuradoria Jurídica da Prefeitura. É preciso cumprir o que ditam as leis estadual e federal a respeito.

5 – O que se sabe é que já tem dinheiro sendo destinado ao fundo que vai ser usado para os microcréditos. O mínimo é de R$ 200 mil e no máximo serão emprestados em torno de R$ 300 mil. Palavra do prefeito, Guilherme Pasin (Progressista).

6 – Sobre a fiscalização ao uso de máscaras como prevenção à propagação da Covid-19, ninguém duvida da importância.

7 – Mas ver agente de trânsito trabalhando com a máscara “protegendo” o pescoço, é o cúmulo.

8 – Vi em cidade ‘da região’, agorinha ao meio-dia!