CRIME HEDIONDO

O enredo parece ter sido esse: em bairro de Porto Alegre, David da Silva Lemos, 28 anos, tinha um relacionamento conturbado com a mulher, agravado pelo fato de que ele não trabalhava e não contribuía para o sustento dos quatro filhos, três meninas, de 11, 6 e três anos de idade, e um menino de 11 anos de idade. Na sexta-feira que passou, a mãe deixou as crianças com o pai, nesse tempo, novas discussões a agressões, ameaças por telefone coisa que já vinha acontecendo pois ela estava “sob proteção”. Maldoso e, com espírito de vingança, o que é que o pai fez? Deixou eles brincarem no pátio da casa, momento incrementado com banho de mangueira. Neste momento as atraiu, uma a uma, para dentro de casa, deu a cada uma um chá sonífero e, quando estavam dormindo, as matou, uma a uma. A primeira tentou matá-la asfixiando-a com um travesseiro, a criança deve ter reagido, a partir do que as matou, todas quatro, a punhaladas, no mínimo seis punhaladas em cada criança. Os corpos – foram descobertos pela avó materna que, certamente, era quem procurava minimizar o efeito das brigas em benefício da família, mórmente a proteção aos netos. Pobres crianças, sempre pagam a conta. Um crime dessa dimensão deveria ser punido com a morte, no entanto, a legislação brasileira, benemerente, com progressão da pena, vai fazer com que, no máximo, esse marginal da sociedade brasileira, cumpra, de 12 a 14 anos de cadeia. Os Conselhos Tutelares, cujos membros são eleitos por voto popular, não estão sendo suficientemente qualificados e aparelhados dar proteção e para evitar que tragédias como essa, não aconteçam, o sinal de alerta certamente foi enviado, inclusive e, principalmente, à Delegacia da Mulher, aparelhamento importante, mas ainda de uma ineficácia lamentável, impotente diante da legislação em vigor.

CONTRABANDO DE PASSAS

Falei aqui sobre o contrabando de vinhos inferiores da Argentina para o Brasil. Leio agora que o Ministério da Agricultura (MAPA) interceptou 40 toneladas de uvas-passas, na fronteira com a Argentina, em São Borja e Foz do Iguaçu. Os produtos tinham como destino a fabricação de panetones, bem como a venda, de outras formas, para o consumidor final em São Paulo. O produto estava contaminado por uma substância produzida por fungos que, em condições ambientais inadequadas, estão presentes inclusive em cereais, frutas secas, café, cacau, uva, e processados como vinhos, cervejas, e sucos de frutas. Assim, quando o produto tiver procedência argentina, “olho no lance!”.

HISTÓRIA DA AURORA

Disse que não tinha livro editado por Remy Valduga, mas agora tenho. Recebi um exemplar pelas mãos do Antonio Schenatto, da Papelaria Prisma, leitor que muito me honra.

GOVERNADOR LEITE

Vai receber o título “cidadão de SÃO BORJA”. Atraiu para o Seu lado o PP e esta semana, o PSD, partido de Paulo Caleffi, que ainda não sabe se vai ou não para o partido do Bolsonaro, o PL, acho que não vai. Agora o Governador espera pelo PDT, convite foi feito, resposta ainda não veio. O Governador está propondo para a Assembleia, onde tem o apoio da maioria dos deputados, a reestruturação do Estado. Cargos em Comissão ganhariam mais para poder atrair, principalmente secretários e assessores, profissionais mais qualificados e motivados. Governador quer, inclusive, um estado mais eficiente. Hoje, um Secretário de Estado ganha 20 mil reais, pouco mais do que um Vereador de Bento, Secretários de Estado trabalham doze horas por dia, Vereadores de Bento fazem uma sessão por semana, minimalista diga-se inclusive. Um estado de gestão modernizada, que pague bem e que avance nos seus conceitos e propósitos, é o que querem o Governador e seus seguidores.

MIRE-SE NO EXEMPLO

Porto Alegre ganhou um novo parque público, 29 mil metros quadrados de área verde à margens do Guaíba, aliás Porto Alegre está limpa, linda e esplendorosa, mormente às margens do GUAÍBA, que não é um rio, é um lago. Dá um prazer enorme passear pela sua margem e ver aquele monumental parque de lazer e entretenimento. Jovens, muitos jovens, na prática de esportes e muitas famílias curtindo o lazer. Enquanto isso, por aqui, onde era uma praça de Esportes, denominada ESTÁDIO MUNICIPAL, e onde PASIN ia construir a prefeitura, está virado num matagal, sem aproveitamento, um verdadeiro absurdo. A não ser o eventual, limpeza e aproveitamento, QUANDO VEM O CIRCO. E, o parque da FUNDAPARQUE, continua deserto enquanto que o PARQUE DA FERVI vai bombando. Os Vereadores? Quietos no seu canto, mais chegadões em homenagens.

LEILÃO DA CORSAN

O leilão da Corsan não vai sair agora, dia 20, “entrou água na COMBE”, de novo, por decisão da Justiça do Trabalho em favor do SINDICATO DA ÁGUA, juiz disse que leilão “só daqui a 90 dias” analisando os reflexos trabalhistas e as inconsistências jurídicas alegadas pelo Sindicato. Enquanto isso, “pau na CORSAN”, falta água em vários bairros de Bento, moradores protestam de todas as formas. BENTO, SEM ÁGUA E COM INUNDAÇÕES? Que paradoxo!

BRIGA DE GATO E RATO

Como eu já contei, entrei numa farmácia, vendem de tudo, até papel higiênico. Os supermercados querem vender remédios, mas as farmácias não querem deixar. Quem é o gato, quem é o rato, nesta briga?

TEM QUE SER DONDOCA

Uma ricaça brasileira desembarcou em PARIS carregando, nas mãos, uma maleta LOUIS VUITTON contendo suas joias de estimação avaliadas em 16 milhões de reais. Dois homens, numa moto, se aproximaram do “veículo para turistas” em que a MADAME estava, quebraram o vidro traseiro e levaram a maleta dela. A mulher, que tinha ido ver a PARIS FASHION WEEK, acabou indo ver a Delegacia de Polícia e o Ministério Público. Certamente tinha alguém que sabia que aquelas joias estavam lá. A HEBE CAMARGO mantinha as joias no cofre e usava modelos similares de bijuteria. Ela morreu e as joias ficaram no cofre. Onde estarão as joias da MADAME e as joias da HEBE? Onde estará enterrada a urna da Fenavinho? Isso eu gostaria de saber, tem documentos importantes dentro dela.

UMA NOVA ISABELA

O empresário DALVINO TONDO, hoje falecido, era dono de 70% das ações da ISABELA. Ele “emputecia” quando Moysés Michelon, diretor da empresa, não comprava a farinha do Moinho dele e sim do Moinho de Antônio Prado. Eu trabalhava lá, assisti várias “batalhas verbais”. Tondo: “não é possível, Moysés, sou dono de 70% da ISABELA e tu não compra minha farinha”. Moysés: “Dalvino, escuta bem, qual a massa que o consumidor compra no supermercado, a boa ou a ruim?”. Tondo: “a boa, né Moysés!”. Moysés: “então amigo, tá explicado, tua farinha não é lá tão boa, a de Antônio Prado é ótima, por isso compro lá, tu lucra menos no teu moinho, mas lucra mais na venda da massa”. Minutos depois eu procurava por Dalvino Tondo na Isabela e ele havia desaparecido. Daí um pouco vinha o Moysés cheio de orgulho, ele vencera o THE BOSS. Bem, a ORQUÍDEA ALIMENTOS, do DALVINO, agora dos filhos Rogério, Eloisa, Elisete, Elói e Eliane, virou uma ISABELA, com produtos similares no mercado. A ORQUÍDEA, anunciou que vai investir, até abril de 2023, 120 milhões de reais para duplicar a produção da marca, e a geração de mais 80 empregos.

CURTAS E PODEROSAS

• Não faz muito tempo, em GRAMADO, homem matou a mulher a marteladas e enterrou o corpo no pátio, depois, foi até a casa do vizinho e matou ele também. É difícil adivinhar o porquê?

• ADEGA REFINARIA TERROIRS DO BRASIL. Foi inaugurada na Estrada do Vinho, Vale dos Vinhedos. Não pude comparecer, cumprimentos.

• ESTADO DO RS é o quinto do Brasil em termos de qualidade de vida. Posição nem boa, nem ruim.

• Deputado Pasin, Prefeito Diogo, Presidente do Legislativo Rafael, foram até a diretoria da CORSAN pedir água para o BAIRRO SÃO ROQUE. Em pleno momento de privatização, não vão ser atendidos “nem que a vaca tussa”. Porque será que foram ao BISPO e não ao PAPA?
• Copiei. Tem muita gente incrível se achando ruim por causa de gente ruim que se acha incrível (GUSTAVO FREIRE, Psicólogo Clínico e Hospitalar).

• COOPERATIVA VINÍCOLA GARIBALDI entregando, pelas mãos do Gerente de Marketing, Maiquel Vignatti, convite para inauguração de seu novo COMPLEXO TURÍSTICO, dia 24 de janeiro. Marquei presença.

• Nesta quinta, KM2 da Estrada do Mar, veículo trafegava tranquilamente em direção à praia quando, de repente, veículo que vinha da direção contrária veio prá cima dele. Da colisão, três mortos. O que será que aconteceu dentro do carro?

• Estou de férias, volto em janeiro. Tenham um FELIZ NATAL e UM 2023 cheio de realizações, com saúde e bem-estar.