Suárez, um ídolo!

Quando, no final de 2022, ouvi comentários sobre a possível contratação de Luiz Suárez pelo Grêmio, confesso que pensei estar diante de mais uma das milhões de Fake News que assolam o mundo, notadamente o Brasil, potencializadas ainda mais pela politicagem imunda que campeia solta. Mas, eis que, num momento mágico, assisto na TV a chegada de SUÁREZ no aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, tendo como destino final a ARENA DO GRÊMIO. Luiz SUÁREZ havia sido, realmente, contratado pelo Grêmio, com o auxílio do empresário Celso Rigo, carinhosamente chamado de “Tio do Arroz”. A maior torcida da região sul do Brasil recebeu o “presente”.

Na acepção da palavra!

Suarez marcou sua passagem pelo campeonato gaúcho de forma indelével. Jogou a Copa do Brasil como raras vezes se viu no Grêmio. Aí veio o Brasileiro. Luiz SUÁREZ atraiu multidões em todos os estádios em que jogou pelo Grêmio, Brasil afora. O quadro social do Grêmio recebeu mais de CINQUENTA MIL NOVOS SÓCIOS tem tempo recorde, algo que desconheço haver ocorrido em algum clube de futebol no MUNDO TODO. Mas, SUÁREZ, milionário, com “idade avançada” (segundo entendimento de muitos), 36 ANOS, iria “tirar o pé” jogando pelo Grêmio, se pensava. Porém o que se viu foi um SUÁREZ jogando com o coração nas chuteiras, honrando o Manto Sagrado do Grêmio. Que jogador, que craque, diziam todos!

Suárez, ídolo eternizado!

Sim, os torcedores do Grêmio jamais esquecerão que um craque da grandeza de Luiz Alberto SUÁREZ vestiu e jogou com a nossa gloriosa camisa (escolhida por estilistas como “a mais bela camisa de futebol do mundo…e quem duvidar, pesquise, por favor), honrando-a como se fosse a do seu próprio País, o Uruguai. Mas, também FORA DO CAMPO ele mostrou como um VERDADEIRO ÍDOLO deve ser portar junto a seus fãs. Nas ruas, nos supermercados, nos restaurantes, onde quer que fosse, com sua família, SUÁREZ atendia a sua legião de fãs com o carinho de UM ÍDOLO, que sabe SER e SE PORTAR como tal.

Despedida digna dele

SUÁREZ se despediu do Grêmio e de sua torcida na Arena com 50 mil pessoas, vencendo o Vasco com um gol que foi escolhido como “O gol do Fantástico”. Depois, se despediu da torcida brasileira no Maracanã – o Templo do futebol mundial -, com uma atuação de luxo, marcando dois gols, ambos “de maracanã” mesmo. Com 36 anos – fará 37 anos em 24 de janeiro próximo -, SUAREZ optou por deixar o Grêmio e o excesso de jogos, de alta competitividade, para jogar nos Estados Unidos, Flórida, ao lado de Lionel Messi, craque argentino, em competição com exigência física e emocional insignificantes, com pouquíssimos jogos, com o quê aliviará as dores do seu joelho e poderá viver mais sua família, a quem homenageia a cada gol que marca.

E agora?

Agora só resta a nós, gremistas, agradecer ao Presidente Alberto Guerra, a sua diretoria, ao “Tio do Arroz” e a todos aqueles que, de alguma forma, participaram e colaboraram para que o nosso Grêmio pudesse ter um ano em que um dos maiores craques do mundo atuasse no Rio Grande do Sul e no Brasil, tornando o futebol ainda mais apaixonante. E restará, também, a necessidade da diretoria contratar um jogador que possa substituir SUÁREZ (não de forma idêntica, pois é impossível), marcando os gols que precisaremos em 2024. Mas, agora, caberá a TODOS OS GREMISTAS se ASSOCIAREM AO GRÊMIO, possibilitando que nosso presidente contrate jogadores à altura das competições que teremos pela frente.  

Adeus, Luizito!

SUÁREZ sai muito POR CIMA do futebol brasileiro. Irá “brincar e se divertir” fazendo o que mais gosta e o que o tornou rico: jogar futebol. Nós, gremistas, e todos os que gostam de futebol, temos a certeza de que ele entregou tudo o que poderia em campo, mesmo com as dificuldades físicas que sentia, além de ter SERVIDO DE EXEMPLO a todos os jogadores, não só do Grêmio, mostrando COMO se é verdadeiramente profissional. O Grêmio terá registrada em sua história a passagem de um craque mundial e seus sócios a lembrança de terem visto SUÁREZ (sempre com letra maiúscula) jogando no Clube do coração. Vá com Deus, SUÁREZ! Obrigado por tudo!

Covid ainda existe!

Mesmo com todas as campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde, pelas secretarias estaduais e municipais, com a aplicação das vacinas, a resistência de muitos não tem permitido a erradicação na doença. Então, com a constatação do aumento de casos, a recomendação é renovada para idosos: busquem os postos e peçam a aplicação da vacina bivalente.

Últimas

Primeira: Apesar de ter uma agenda repleta de assuntos para abordar, não consegui fugir do “assunto SUÁREZ”. Então, peço desculpas aos leitores não adeptos ao futebol. Na semana que vem, já como “viúva” dele, retomarei a Coluna normalmente;

Segunda: E o governador insiste em querer aumentar o ICMS sobre tudo, de 20,48% para 24,22%. Falou que, caso a Assembleia não aprove tal aumento, ele terá que reduzir “incentivos fiscais” para empresas, por decreto. Em nenhum momento ele comentou sobre “reduzir despesas”. Interessante!

Terceira: Seria ótimo que a população soubesse qual o retorno (por exemplo: quanto reduziram os preços e quantos empregos geraram) que tem com tais “incentivos” que, em 2022, chegaram a DOZE BILHÕES de reais, incentivos esses que duplicaram em dez anos;

Quarta: Interessante, também, é que prefeitos reunidos TAMBÉM querem o aumento do ICMS, sem mencionar que reduzirão suas despesas. Nós, que pagamos TODOS os impostos, temos apenas que esperar para ver se os deputados cometerão essa afronta contra todos;

Quinta: Ah, sim, e nem o governador, nem ninguém comentou sobre reduzir os bilhões que são sonegados, fiscalizando mais. E a população seguirá não pedindo a NOTA FISCAL de seus pagamentos, colaborando, assim, para manter a sonegação, deixando de  evitar mais impostos;

Sexta: É muito bom, também, que todos saibam que as MICRO e PEQUENAS EMPRESAS são responsáveis por 71% da geração dos mais de UM MILHÃO E SETECENTOS MIL empregos de janeiro a outubro de 2023, reduzindo o desemprego para 7,6%;

Sétima: E aqui, ao invés de possibilitarem o pagamento antecipado do IPTU para dezembro, sem a correção anual, preferiram aplicar mais um REFIS, ou seja, um “prêmio” àqueles que atrasam seus impostos;

Oitava: E o Grêmio superou suas mais otimistas previsões e expectativas, terminando em SEGUNDO LUGAR o Brasileirão. Será a 22ª Libertadores da América que o Grêmio participará, graças a SUÁREZ. Palmeiras, com 24, e o Grêmio com 22, são os clubes brasileiros com mais participações, sendo Grêmio, São Paulo e Palmeiras os que mais conquistaram esse título. Que venha 2024!