Tudo certo?

“Quase” tudo! A época escolhida foi correta. As medidas adotadas, exatas. Mas, o planejamento, quem o fez? Falo sobre a recomposição do asfalto deteriorado em ruas da cidade. Quando a colocação de asfalto sobre os paralelepípedos foi iniciada pelo então prefeito Fortunato Rizzardo, escrevi, várias vezes, na coluna, que, apesar do conforto que o asfalto traria aos usuários de veículos, se estaria criando uma despesa de manutenção eterna. Escrevi nada além do óbvio. Sim, as manutenções e reparos no asfalto estão se tornando cada vez mais frequentes, até mesmo pelo crescente número de veículos transitando. Mas, está “quase” tudo certo? Vejamos:

Planejamento?

Quando se tem uma cidade que nasceu e cresceu “moda diabo”, m o menor planejamento, de acordo com “interesses” vários, o resultado só poderia ser o que se verifica em Bento Gonçalves: as ruas não comportam mais o número de veículos em circulação. E quando isso é agravado pela FALTA ABSOLUTA de PLANEJAMENTO, o caos é verificado. E quando não se faz uma análise das consequências que intervenções no trânsito podem causar, bem, aí o resultado é o que se viu na terça-feira. Várias ruas na região da avenida Planalto, Salgado Filho, Xingú, etc., tiveram obras no asfalto. Resultado: motoristas circulando como baratas tontas, buscando soluções para chegarem a seus destinos. Quem planejou essas intervenções?

Não seria lógico imaginar?

Minhas redes sociais, celular e e-mail foram pródigas em protestos de usuários indignados. Todos, TODOS, questionando o porquê disso. As obras de recuperação do asfalto são necessárias; a época escolhida para isso, adequada. Mas, POR QUE NÃO FIZERAM UMA RUA POR VEZ? Sim, se tivessem feito isso as obras seriam melhor realizadas e com muuuuittoooo menos transtornos. Lembrando-se, ainda, que estamos em plena safra da uva e a Vinícola Aurora precisa ter o trânsito bloqueado na sua lateral. E a sinalização desses bloqueios de ruas e artérias foi precária e sem antecedência. E, vejam bem, o trânsito está menos intenso, diante das férias escolares. Não havia motivo para criarem tantos problemas. Pensem nisso!

Chumbo grosso!

As pessoas que se interessam, um pouquinho que seja, para as coisas que possam afetar seus bolsos já devem saber o que o governo do Estado está maquiavelando, no que se refere ao PEDAGIAMENTO DA REGIÃO  DA SERRA. Já houve até editais publicados. Mas, na quarta-feira, 09 de fevereiro, às 13h30min, no Centro de Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC), teremos o Seminário “DIÁLOGO PELAS CONCESSÕES”. A realização é da CICS Serra, Federasul, Fetransul, Assembleia Legislativa, Amesne e Parlamento Regional. O objetivo do evento é fazer uma análise profunda dos impactos do programa de concessões do governo gaúcho para os usuários, com foco específico no Bloco 3, que envolve a Serra Gaúcha e o Vale do Caí.

Terão coragem?

Esse bloco já teve seu edital lançado no início de janeiro, prevendo seis praças de pedágios e cobrança nos próximos 30 anos. REPITO: TRINTA ANOS. E para aqueles que AINDA não sabem, informo que as concessões de pedágios preveem TRÊS PEDÁGIOS de Bento Gonçalves para Porto Alegre, míseros 115 quilômetros, sendo um entre a entrada do Vale dos Vinhedos e Carlos Barbosa; outro de Carlos Barbosa até São Vendelino e mais um em São Sebastião do Caí. O governo Eduardo Leite terá coragem de fazer um ABSURDO DESSES? SIM, TERÁ!

Quem cobrará?

Tenho insistido nisso: ONDE ESTÃO ENFIANDO A ARRECADAÇÃO DAS ATUAIS QUATORZE PRAÇAS DE PEDÁGIOS? O Secretário dos Transportes do Estado já falou que o CUSTO administrativo de uma praça dessas é menos de DEZ POR CENTO da arrecadação. Então, QUEM irá perguntar, ANTES ENTREGAREM as rodovias a felizes concessionárias privadas, ONDE ESTÃO ENFIANDO O NOSSO DINHEIRO? O IPVA abusivo que pagamos; o ICMS absurdo que pagamos nos combustíveis e em TODOS os serviços e peças da manutenção dos veículos, bem como os PEDÁGIOS ATUAIS não são suficientes para fazerem e manterem rodovias decentes no Estado?

Últimas

Primeira: Ainda dá para se ter esperança de barrar abusos de vereadores. Em Manaus, onde os “nobres edis” aumentaram absurdamente suas “verbas de gabinete”, a justiça barrou a pretensão. E quanto aos salários, já elevados, que se autoaumentam, o que fará a justiça, no Brasil todo?

Segunda: Está prevista para o dia 11 próximo a reedição do JANTAR SOB AS ESTRELAS, concorrido evento gastronômico realizado na avenida Planalto e Herny Hugo Dreher. Sucesso, como sempre;

Terceira: Há uma solução para celulares que não funcionam: basta ir num presídio de segurança máxima e o problema estará resolvido. Neles, o celular sempre funciona, né?

Quarta: Bento Gonçalves está realizando grandes eventos para divulgar o “Bento Em Vindima”. Hoje, sábado, e amanhã, domingo, muitas atrações na Via Del Vino. Teremos o desfile de carros alegóricos, o grupo RAGAZZI DEI MONTI e muitas outras atrações. Imperdível!

Quinta: Quantas empresas foram multadas e, por isso, fechadas porque GENTE a elas ligadas cometeram ilegalidades? A Petrobrás já levou multas milionárias porque gente dela fez bobagens. No Paraná, por exemplo, a Petrobrás levou uma multa imensa por poluir o meio ambiente;

Sexta: Mas, o que fez “a Petrobrás”? Nada, os poluidores foram pessoas, que cometeram erros, mas que nada sofreram. Se punissem as PESSOAS, muita coisa mudaria, não?

Sétima: E a Odebrecht? E outras? Milhares de pessoas foram demitidas e empresas quebraram. Por quê? Porque puniram as empresas, não somente as pessoas indiciadas e condenadas por falcatruas;

Oitava: A taxa de juros SELIC (Sistema Especial de Liquidação de Custódia) superou os dois dígitos, chegando a 10,75% a.a. Com isso, as previsões de “economistas de plantão” foram pro beleléu. Restará a conta a ser paga pela população e pelas empresas;

Nona: E a tabela do Imposto sobre Salários – IRF – continua inalterada, mesmo com as promessas feitas pelo governo. Com a inflação fora de controle, o poder aquisitivo caindo, a economia e o povão são atingidos em cheio;

Décima: Estou estudando bem o assunto “quebra-molas”, “lombadas”, “tachões” e também pardais e radares móveis. É um festival de ilegalidades. Aguardem, pois vou comentar a respeito;

Décima-primeira: Quem estava preocupado com o “comunismo” da Venezuela e Cuba, deve estar colocando as barbas de molho com a China e Rússia. Os bilionários “comunistas” mundiais, algo em torno de 2.300, não estão “nem aí”…entendedores entenderão!