O Perseguido

Interpretando-se a atual conjuntura de frases e condutas, há que se concluir que temos um bando de “petistas/comunistas” espalhados pelo Brasil, todos com o objetivo precípuo de “prejudicar” o governo da Família Bolsonaro. O “1º Filho”, senador Flávio Bolsonaro, foi alvo de divulgações do Ministério Público e da Rede Globo, notadamente, por “suposta” atividade de “rachadinha” (aquela coisinha muito comum no Brasil, que é exigir retorno de parte de assessores contratados por parlamentares) quando ele era deputado estadual no Rio de Janeiro e teve que entrar com pedido junto ao Supremo Tribunal Federal para suspender as investigações das quais era alvo. Ministro Dias Tófolli (indicação de Lula) atendeu.

Tudo Mentira!

A decisão que beneficiou Flávio Bolsonaro provocou a reação de procuradores ligados à Lava Jato. Eduardo Al Hage, coordenador da operação no Rio, disse que ela “suspendeu praticamente todas as investigações de lavagem de dinheiro no Brasil”. O COAF – Conselho de Controle da Atividade Financeira – agora mudou de nome para Unidade de Inteligência Financeira -, que iniciou as investigações, passou do ministério da economia para o Banco Central. Claro que o Fabricio Queiroz e todos os que agora são investigados pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, inclusive Flávio Bolsonaro são inocentes, conforme atestam seus advogados de defesa. Flávio já entrou com pedido de suspensão das investigações do Ministério Público junto ao STF. Nada a temer, não?

Os envolvidos

As buscas e apreensões, 24 no total, também vasculharam endereços de parentes de Ana Cristina Valle, ex-mulher de Jair Bolsonaro, que eram empregados no gabinete e também a loja de chocolates de Flávio, num shopping na Barra da Tijuca. A operação que mirou ex-assessores de Flávio Bolsonaro na Alerj e parentes de Fabrício Queiroz é uma continuidade das investigações sobre o suposto esquema de “rachadinha” no gabinete que o hoje senador ocupava na Alerj até o ano passado. Como se vê, o Ministério Público do Rio de Janeiro, o ex-COAF, a Rede Globo e todos os meios de comunicação que divulgam esses fatos, todos perseguem a família Bolsonaro.

A “traidora”

E não é que a ex-líder do governo e número um na campanha e na defesa de Jair Bolsonaro, deputada Joice Hasselmann (PSL), tem enfrentado poucas e boas com os Bolsonaros? Carlos Bolsonaro, o 02, como é chamado pelo pai, disparou contra o depoimento dela na CPMI das Fake News, que acusou o filho do presidente de ser o responsável pelo “gabinete do ódio” instalado no Palácio do Planalto e incitar ataques contra ela. “Gabinete do ódio é a orelha da mãe de quem acusa! CPMI DA FOFOCA!”, escreveu Carlos, junto com três “emojis” de porco, sinalizando que seu recado é direcionado exclusivamente à deputada, conhecida entre os bolsonarista como “Peppa”.

O que é traição?

O mundo da política partidária tem se mostrado difícil de se entender. Como uma pessoa que trabalho muito, demais até, para eleger o presidente e se eleger deputada pode, assim, de uma hora para outra, ser destituída da função e chamada de “traidora”? Bem, pelo que consegui entender nesses anos de vida em que dediquei tempo ao jornalismo, há duas formas de ser tratado na política: 1) A pessoa elogia intensamente, só fala bem, ignora as coisas ruins ou erradas do ou dos políticos e fica “bem na foto”; 2) Ou aponta os problemas, erros e/ou coisas ruins de ou dos políticos e vira “traidor”, “FDP” e outras coisas mais. Conclusão: para viver ou conviver com a política só sendo “camaleão”, aprender a engolir sapos e viver elogiando. Certo?

Idas e vindas

Claro que tenho plena consciência de que serei chamado de “petista” por apontar as “idas e vindas” do governo Bolsonaro. Apontar as coisinhas que esse governo tem protagonizado é sinônimo de ser “petista-comunista”. Mas, os FATOS estão escancarados. Tem sido muito, muito comum se ver ou ouvir algo dito de manhã ser “desdito” ou desmentido à tarde, inclusive com “acusações” de má interpretação. As últimas do Bolsonaro foram contundentes. Obrigatoriedade da cadeirinha para crianças nos carros foi abolida por ele; o uso de radares e pardais, idem; a obrigatoriedade do DPVAT também. Essas “idas” foram mantidas? Nada disso está valendo. Mas, se alguém ousar divulgar essas “coisinhas”, logo é “acusado” e petista-comunista.

Mais um ano sem!

Não vou parar de insistir: o serviço de guarda-vidas nas praias ou qualquer outro lugar público deve ser pago por quem dele se utiliza. É um serviço que raros precisam, e indiscutivelmente, INDIVIDUAL, portanto, uma TAXA deveria ser paga pelo usuário, mas todos nós pagamos. Quanto vai demorar, ainda, para que nossos legisladores analisem esse caso?

Últimas

Primeira: Estamos em 2020. Nosso trânsito, mesmo com mais de 80 mil veículos, está em 1920. Esse período em que as férias deixam a cidade mais “aberta”, poderia ser utilizado para modificações no sistema viário. Mas, sem ESTUDO TÉCNICO não dá;

Segunda: O ministro Dias Tóffoli disse que “a lava jato destruiu empresas”. Sim, verdade, mas quem foram os culpados? Obviamente os ladrões e corruptos que as administravam, não?

Terceira: Pois é justamente por isso que tenho escrito que quem deve ser punido, sempre, é a ou as PESSOAS e não as empresas. Punir as PESSOAS que cometem irregularidades, não os poderes públicos para erros de funcionários;

Quarta: O ex-presidente do Paquistão foi condenado à morte por não cumprir a Constituição do País. Bah! Imaginem se a moda pega! Faltarão carrascos no Brasil;

Quinta: STF define que não recolher o ICMS (imposto estadual) declarado é CRIME. As empresas que cobravam o imposto do consumidor e não os transferiam para os cofres públicos eram consideradas “inadimplentes”;

Sexta: Vale o mesmo para as contribuições sociais descontadas. Assim, os responsáveis por empresas que não os recolherem responderão por “crime tributário”;

Sétima: Que há “concorrência desleal” entre aqueles que recolhem os tributos cobrados e os que não o fazem é óbvio. Espera-se que, agora, todos cumpram com suas obrigações fiscais;

Oitava: O ano do futebol ainda não começou. A reapresentação da dupla grenal será esta semana. Gremistas e colorados, com Libertadores pela frente, esperam que reforços correspondam. Que venha 2020!