Viver de passado?

Não, ninguém vive “de passado”, mas os inteligentes sabem, perfeitamente, que o passado é o alicerce de qualquer “presente” e é o “alimento para um futuro melhor”. Sim, porque os erros do passado devem, obrigatoriamente, servirem de exemplos e o motivo para se PROGRAMAR UM FUTURO sem os mesmos ERROS. Escrevo isso porque Bento Gonçalves parece não ver ou entender seu passado e consegue cometer os mesmos erros ou até piores. Os planos diretores de Bento Gonçalves, nos últimos cinquenta, sessenta ou mais anos foram violados absurdamente, com atitudes que afetam o nosso “presente” e jamais poderão ser recuperadas por mais que se estude o futuro.

Que futuro queremos?

Dia desses conversávamos entre amigos e relembramos parte do passado recente do Município. Relembramos QUANTAS vezes ouvimos falar que “BENTO GONÇALVES PRECISA DE UMA PERIMETRAL”? Dezenas de vezes? Centenas? Ou milhares? Pois absolutamente NADA foi feito. E isso que tivemos notórias lideranças, as chamadas “forças vivas”, com imenso poder decisório. Esse poder, porém, esbarava em outro poder “mais poderoso”: o poder POLÍTICO. Esse poder sempre foi como é hoje: o que visa SEMPRE a próxima eleição. As futuras gerações nunca passaram de “meros DETALHES”. Se alguém perguntar hoje: “QUE FUTURO QUEREMOS”? A resposta será óbvia: “DEPENDE de quem estará exercendo o “poder político”. Simples assim!

Exemplos?

Existem muitos deles. O fatiamento do município, por exemplo, foi um exemplo de passado onde o poder político ignorou, simplesmente, a população como um todo. Já Caxias do Sul, valeu-se do poder político para impedir que seus distritos de Ana Rech, Galópolis, Forqueta, Desvio Rizzo e outros (muitos bem maiores e mais populosos que centenas de distritos por este Rio Grande do Sul afora) conseguissem emancipar-se. Até o governador do Estado usou de sua força política para impedi-los. Já mencionei a falida perimetral, mas muitas ruas foram espremidas nos seus projetos iniciais, como a Osvaldo Aranha. Chequem os planos diretores da história de Bento Gonçalves. É um “passatempo” excelente para quem quiser saber o porquê e muitas coisa “bentenses”.

E segue o “baile”!

Desde o advento do celular a história se repete e nada, nada tem impedido. Falo do roubo e furto de celulares. Por que, afinal, esses delitos continuam ocorrendo e em escala cada vez maior? Simples: porque bandidos PIORES dos que os roubam ou furtam COMPRAM esses celulares, “aproveitando o preço de ocasião”, fingindo não saber do velho ditado” “Quando a esmola é demasiada, o santo desconfia”. Vale o mesmo para centenas de outros objetos. E isso é assim por todos os séculos, amém! Mas, por quê? Creio que é porque os receptadores não são penalizados adequadamente. Faça-se leis que criminalize e penalize com prisões longas esses receptadores e, certamente, reduzir-se-á o número de eventos. Podem apostar que a impunidade é a mola mestra disso tudo.

O Brasil carece de assessorias?

Diretores e funcionários da Agência Nacional da Vigilância Sanitária – ANVISA – foram alvos de ameaças físicas, intimidações e ofensas nas redes sociais por terem participado do “Comunicado Público” no dia 17 de dezembro, quando deram “DECISÃO TÉCNICA”, dando aval à vacinação infantil. Acontece que o presidente Bolsonaro “informou que divulgaria o nome dos responsáveis pela aprovação da vacinação”. A vacinação infantil teve aprovação em muitos países do mundo não houve tal reação de setores, mesmo que minoritários, da população. Essa é mais uma prova da carência abissal que Bolsonaro tem de assessorias competentes que o orientem ANTES de fazer qualquer pronunciamento.

Os problemas se multiplicam

Estamos vivendo momentos terríveis, há mais de 20 meses, com a ameaça do coronavírus. Em tempo recorde a ciência conseguiu disponibilizar várias vacinas, as quais possibilitaram a contenção da mortalidade pela COVID-19. Os países que em que seus líderes se antenaram e compraram com rapidez as vacinas devidamente testadas, obtiveram ótimos resultados. Mas, os novas cepas, originadas, certamente, pela falta de vacinação de parte das populações, insistem em surgir e nos criar problemas. Porém nossos problemas se multiplicam com o recrudescimento de casos de gripe H3N2, Chikungunya, Dengue e Zika. Todos os cuidados são informados pela imprensa, por orientação das secretarias de saúde. A vacinação é a ÚNICA defesa que temos. Podem apostar!

Últimas

Primeira: O Brasil não é país para amadores, sem dúvidas! A nova cepa do coronavírus preocupa o mundo todo. A Holanda e outros países (comunistas, claro) já tomaram medidas fortes para conter o avanço da variante Ômicron. Mas, no Brasil…

Segunda: Ainda sobre a vacinação de crianças, a ANVISA liberou. Certamente, os pais delas deverão concordar em levá-las para vacinar, pelo que o pedido de Bolsonaro para que isso aconteça é óbvio. O que se estranha é o ministério da saúde confrontar a ANVISA;

Terceira: Há que se lembrar que Bolsonaro afirmou alto e bom som que só compraria vacinas depois de passassem pela aprovação da ANVISA. Agora a “aprovação dela terá que passar pelo crivo do ministério da saúde”. Tudo “normal”!

Quarta: Os tachões ILEGAIS seguem, solenemente, instalados no meio das ruas de Bento Gonçalves, fingindo que é para “reduzir a velocidade”, mas, na prática isso é nulo. Na rua General Vitorino com a Góes Monteiro são legítimos “caça motoqueiros” e danificador de pneus de veículos;

Quinta: E vou insistir na ILEGALIDADE dos tachões e da maioria dos quebra-molas. Se alguém responsável da PREFEITURA se der ao trabalho de, pelo menos, LER a Resolução nº 600, de 24 de maio de 2016, constataria o quanto violaram essa Resolução e poderiam consertar seus erros;

Sexta: “Aviso aos navegantes” de nossas rodovias: a polícia rodoviária estadual está com militares munidos de radares móveis na RS-122, na descida próxima à lombada eletrônica de Portão frequentemente. Como? Se foi feito o “ESTUDO TÉCNICO” para usar o equipamento? Não sei!

Sétima: E aí, prezado leitor, você será privilegiado com alguma “rebarbazinha” do FUNDÃO ELEITORAL DE CINCO BILHÕES E SETECENTOS MILHÕES?

Oitava: Não? Bem feito! Quem mandou não ser político candidato à reeleição em 2022! É, seria cômico se não fosse trágico. Bolsonaro vetou o Fundão, mas como nada fez, com sua base no Congresso, os deputados derrubaram o veto e a farra com nossos impostos está consagrada;

Nona: A coluna deseja a todos os seus leitores um ótimo e Feliz Natal, juntamente com seus familiares. Que a paz do Criador esteja com todos e os ilumine!