QUE TRÂNSITO É ESSE?

Não há um habitante de Bento Gonçalves que não tenha dito ou ouvido dizer que “o trânsito de Bento é o pior do Brasil, incluindo-se motoristas e pedestres”. E a confirmação disso requer apenas alguns minutos de observação, principalmente na área central da cidade. Motoristas que desrespeitam semáforos para veículos ou para pedestres; desrespeitam placas de sinalização; ignoram a OBRIGATORIEDADE DE SINALIZAR MANOBRAS – acessos à direita ou esquerda ou para estacionar (muitos sequer sabem que existe nos veículos um elemento “secreto”, logo abaixo do volante, instalado na fábrica, no lado esquerdo), e muitas outras infrações mais…

E PEDESTRES, HEIN?

Há casos envolvendo pedestres que precisam ser estudados pela NASA, não é mesmo? O que se vê é digno de estudo, sim! Quantos respeitam seus semáforos? Quantos atravessam ruas nas faixas de segurança para pedestres? Quantos têm noção de que veículos só podem parar em tempo bem superior ao de um pedestre? Quantos entendem que RESPEITAR a vez também é obrigação de pedestre? Quantos entendem que a “faixa de segurança para veículos” precisa, também, ser respeitada por eles? Será tão difícil entender que o acesso às garagens e estacionamentos é ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO para os veículos e que os pedestres precisam respeitar isso?  

TEM SOLUÇÃO?

Bem, solução total, absoluta, NÃO, porque Bento foi crescendo “moda diabo”, sem o menor planejamento. E não é preciso muito para se constatar isso, né? Portanto, qualquer TENTATIVA de se buscar soluções para, no mínimo, amenizar esse caos, passa por um grande ESTUDO TÉCNICO, elaborado por EMPRESA ESPECIALIZADA. E isso não é feito – entra prefeito, sai prefeito – há muitas décadas. Claro que campanhas educativas também precisam ser feitas e HÁ RECURSOS para isso, bastando utilizar o dinheiro das multas que, pelo volume de infrações que acontecem em Bento, deve ser bem significativo…

TEM SOLUÇÃO?

Que tudo na vida tem solução, menos a morte, aprendemos cedo, né? Mas, há VONTADE de se busca solução ou soluções? Pelo que se constata, o Poder Público, que é o responsável pela administração e fiscalização do trânsito, não tem mostrada muita vontade. Basta constatar que há muitas décadas o trânsito de Bento Gonçalves está IMPLORANDO por ESTUDO TÉCNICO (veja-se bem: “técnico”, feito por que tem FORMAÇÃO no assunto, não por “curiosos” do momento) que analise muito bem TUDO, ANTES de introduzir qualquer modificação.

A “BOLA” É SUA, PREFEITO!

Bento teve aumento geométrico no número de veículos em circulação e em fluxo de pedestres nas ruas centrais. E o que foi feito ao longo dos anos? Mudanças pontuais que pouco ou nada colaboraram para amenizar o caos diário. Então, prezado prefeito Diogo, por que não faz isso? Pode apostar que a população aprovaria um Estudo Técnico e campanhas educativas, além de intensificar a fiscalização, claro.

E OS QUEBRA-MOLAS?

Como se não bastassem os infernais quebra-molas, totalmente ILEGAIS, erguidos pela Prefeitura, os motoristas se têm deparado com outros “construídos” pela inciativa privada. Há alguns dias, na rua Herny Hugo Dreher, na frente do Museu Municipal, algum “iluminado” retirou o asfalto e o calçamento e abriu duas valas. Concluído o “serviço”, dois quebra-molas invertidos ficaram na rua por muitos dias, provocando a ira de motoristas. E isso é recorrente. As perguntas são: É a prefeitura que autoriza essas aberturas de valas? E a fiscalização dessas “obras” é efetuada por quem? Há prazo para a recuperação das ruas danificadas? E quanto aos quebra-molas “originais”, QUEM os ergue? E QUEM verifica a legalidade deles? Perguntas que deveriam obter respostas, por respeito a quem as faz, OS MOTORISTAS, que pagam salgados impostos.

SEJA PROFESSOR!

Fui professor por 25 anos, em época na qual havia RESPEITO em sala de aula. Eu abria o ano dizendo que “Minha missão é ensinar, mas a de vocês é aprender, pelo que nos daremos muito bem se cumprirmos com nossas missões, certo?” E, com raríssimas exceções, as missões eram cumpridas, num ambiente de educação e civilidade recíproca. Um professor me perguntou esta semana se eu voltaria a lecionar. A resposta foi imediata: POR DINHEIRO NENHUM. Ser professor atualmente requer “nervos de aço” e “paciência de Jó” para aturar a falta de educação e respeito de muitos alunos. Quero, pois, cumprimentar, com ênfase, a todos esses verdadeiros heróis que encaram uma sala de aula.

ÚLTIMAS

Primeira: Porto Alegre deflagra campanha intensa contra a fiação absurda existente nos postes da cidade. Realmente, não só na capital, mas muitas cidades “exibem” essa coisa horrível. Mas, o que se pode dizer de uma cidade, Bento Gonçalves, que tinha a verba para resolver isso e a deixou retornar para Brasília? Segunda: Qual o “mérito” do governo federal na queda significativa do dólar e da subida da Bolsa de Valores? Eu respondo, sem medo de errar: ZERO! O tal de “Mercado” só aproveita momentos e falas bobas de “autoridades” para aumentar as contas bancárias dos trilionários que gostam de “brincar” e perder e ganhar dinheiro.  Simples assim! Terceira: Se os governos não querem deixar cair a arrecadação, há uma maneira, sim, sem ser aumentar a carga tributária: COMBATER A SONEGAÇÃO! Nós, população, pagamos toda a carga tributária, mas os “ixpertos” que nos cobram, não recolhem aos cofres públicos tudo o que nos cobram; Quarta: Segundo o site dos Procuradores da Fazenda Nacional – SINPROFAZ -, o SONEGÔMETRO, nesta quinta-feira o valor sonegado chegava a 190 BILHÕES DE REAIS. Só de janeiro a abril foi sonegado TUDO o que evitaria o rombo no “Teto de Gastos”. Interessante, não? Quinta: Ainda sobre LECIONAR. Quem assistiu a um vídeo que mostrou um desses delinquentes adolescentes agredindo um professor em Assis, município do interior de São Paulo, jogando no notebook dele no chão, deve ter pensado: “Como o professor não reagiu?” Pois é, ele teve “nervos de aço”, algo incomum atualmente; Sexta:  No dia 26, quarta-feira, na Cave da Vinícola Aurora, a Liga de Combate ao Câncer, efetuará o lançamento da 23ª Edição da COMENDA ELES NA COZINHA, um evento de magnitude ímpar que envolve centenas de volutários e toda a comunidade; Sétima: Começou o Brasileirão e a dupla grenal teve resultados bons na primeira rodada. Neste final de semana a dupla terá jogos duríssimos pela frente, Flamengo e Cruzeiro. Oremos!