É justo isso?

Está sendo gestada PEC (Projeto de Emenda Constitucional) que impedirá militares – de todas as armas – de participarem de eleições, SEM irem para a aposentadoria (que eles chamam de “reserva”) ou pedido de demissão. Na verdade, o que deveria haver é projeto bem mais amplo. Atualmente, funcionários públicos podem solicitar “licença” (REMUNERADA) para fazerem campanha eleitoral própria. Caso sejam ou não eleitos  – que bom! – podem voltar ao trabalho normalmente. E há, também, o fato de parlamentares no exercício do mandato, disporem da prerrogativa legal (que eles mesmos se autoatribuiram) de destinar MILHÕES em EMENDAS PARLAMENTARES.

É justo isso? II

Mas, onde está a igualdade de condições nesse sistema esdrúxulo brasileiro? E você, humilde mortal, que não é militar, funcionário público ou detentor de cargo político, que gostaria de se candidatar, como poderá competir? Terá que deixar sua atividade profissional SEM SER REMUNERADO, sem dispor de “emendas milionárias” ou a visibilidade de um cargo público e enfrentar esses candidatos. Qual a justiça num processo eleitoral desses? O que o Brasil precisa, mesmo, é do FIM DA REELEIÇÃO, em todos os níveis, desde vereador até presidente da República. Talvez – repito, TALVEZ! – assim se consiga AMENIZAR a corrupção, ANTES de quinze ou vinte gerações. Bem, é hora de acordar! Esse é “um sonho impossível” … POR HORA!

Dia do “Patriota”

A câmara de vereadores de Porto Alegre, juntamente com o prefeito, unidos, decidiram pagar um mico colossal. Decidiram que o dia 8 de janeiro deveria ser o “DIA DO PATRIOTA”. Motivo: homenagear a horda de “sem noção” que depredou dependências do STF, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto, mesmo tendo amplo e total conhecimento das ações que vândalos protagonizaram. Diante da repercussão negativa que eles “conseguiram” angariar, REVOGARAM a lei que inventaram. Será que as “pessoas de bem e do bem” que residem em Porto Alegre foram consultadas pelos “nobres edis” e pelo prefeito omisso? Será que concordariam com essa excrescência? É, eles acham que “podem tudo” …e fazem tudo e de tudo. Pobre Brasil!!!

Pobre Bento Gonçalves!

Não, não me refiro ao combatente da Revolução Farroupilha. Falo é da cidade de Bento Gonçalves. Nos últimos 30 anos, a frota de veículos aumentou geometricamente, sem a mínima dúvida. Mas, o que se fez para tentar amenizar o impacto que o número absurdo de veículos acarreta para os cidadãos, sejam eles motoristas ou pedestres? Algumas intervenções paliativas, nada mais. E qualquer pessoa, mesmo de mediana inteligência, sabia e sabe que a cidade PRECISAVA e agora se tornou imperiosa a necessidade de um amplo e total ESTUDO VIÁRIO, feito por empresa ESPECIALIZADA. O caos que se verifica diariamente, em qualquer horário, é causado por esse “adeusdará” a que estamos submetidos.

As causas

Sim, claro que também há a responsabilidade de motoristas nas causas desse caos. Não é raro se ver manobras absurdas e IMPUNES, como atravessar ruas com faixas amarelas DUPLAS e tachões refletivos no meio. A rua 13 de Maio deve ser campeã nessas infrações, desde a frente do Shopping L’América até a praça Vico Barbieri. Sinalizar manobras?  Ora, pra quê, né? Sinaleiras (semáforos) faltam em dezenas de cruzamentos ao mesmo tempo em que QUEBRA-MOLAS ILEGAIS abundam na cidade e até no interior do município. Por que não LOMBADAS ELETRÔNICAS? E quem pode apontar essas falhas gritantes? Especialistas em sistemas viários, algo que inexiste em Bento Gonçalves. Por enquanto, OREMOS!

O Brasil não é para amadores

Pois é, tivemos “mensalão”, “petrolão”, “joinhas”, “rachadinhas”, “imoveizinhos” e muito mais “coisinhas” protagonizadas por políticos de MUITOS PARTIDOS, mas o MDB e a ARENA (que mudou de sigla várias vezes) são os líderes absolutos de “ãos ou inhas” que se pesquise. E, diga-se, sem medo de errar que, esses dois partidos, desdobrados em vários outros, formaram o que se convencionou chamar de “CENTRÃO”. “Casualmente”, desde 1964, ambos estiveram aliados aos sucessivos governos. Claro que esses governos tiveram que comer na mão do “centrão” para poder ver seus projetos, quaisquer que fossem ou sejam, de INTERESSE PÚBLICO. Mas, o povo brasileiro já está acostumado com ele, o centrão, e está achando tudo “normal”. E segue o baile…

Últimas

Primeira: Quem dizia que “a testemunhal é a prostituta das provas” estará, agora, reafirmando isso, já que essas “testemunhas” delatam seus “corruptos de estimação?”;

Segunda: Certamente, o “domínio do fato” não irá ser considerado nas CPMIs ou nas instâncias judiciais. Talvez nem as provas documentais, de áudio e de vídeo. A conferir;

Terceira: Aliás, os “depoimentos silenciosos”, utilizados por alguns investigados é, no mínimo, estranho. Valer-se do direito de “não fazer provas contra si” é, no meu entender, a primeira prova de que há, sim, “gatos na tuba”;

Quarta: Me parece óbvio que se eu não tiver nada a temer, nada tiver feito de ilegal, não há como “fazer provas contra mim mesmo”. E “quem não deve, não teme” ou “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” são palavras ao vento? Estarei errado nesta interpretação?

Quinta: A taxa de desemprego em julho foi de 7,9%, a menor desde 2014, segundo o IBGE. E, claro, as micros e pequenas empresas continuam sendo as que mais oferecem empregos no Brasil. Mas, continuam sendo as que têm mais dificuldades na obtenção de créditos subsidiados – como as grandes empresas têm -, o que prejudica seu crescimento;

Sexta: Será que, finalmente, teremos um governo e um Congresso com coragem para aplicar impostos nos super ricos? E cobrar impostos sobre propriedade de aviões, helicópteros, lanchas, iates, etc. e não só de carros, caminhões e motos?

Sétima: Sujeito que matou um PM em Nova Prata tinha antecedentes criminais por porte ilegal de arma, posse de drogas, furto de veículo, desacato, perturbação da ordem, violação de domicílio e histórico de violência doméstica. E não estava preso, sendo morto na operação da PM. Mais um policial morto por um delinquente para se lamentar;

Oitava: Da série “perguntar não ofende”: Quando os responsáveis pelo trânsito começarão a ler a RESOLUÇÃO nº 600 do CONTRAN, que trata dos quebra-molas?”  Se o fizerem, certamente ficarão constrangidos com o que está espalhado pela cidade e até pelo interior;

Nona: Bento Gonçalves já é conhecida mundialmente por suas feiras. A MOVELSUL e a FIMMA atestam a nossa pujança econômica e capacidade de empreender. Parabéns a todos os que nos proporcionam esse orgulho gigantesco.