Até isso?

O Brasil não é país para se ver rotinas. Ele é dinâmico, politicamente falando, senão, vejamos. A Constituição, que foi elaborada por DEPUTADOS e SENADORES, concedeu a eles a “IMUNIDADE PARLAMENTAR”, conforme estabeleceu o artigo 53º e parágrafos. Mas, tal “imunidade”, dividida entre “material” e “formal”, não lhes concede direito de violar a Constituição e a legislação, tornando-os seres superiores. Pois não é que, agora, tramita projeto de lei que os torna IMUNES até por DIVULGAÇÃO DE FAKE NEWS (notícias FALSAS) nas redes sociais?

Quem irá barrar isso?

No ano que vem teremos eleições. Como em 2018 as FAKE NEWS foram decisivas para definir eleitos, essa gente quer tornar LEGAL uma fantástica e imunda ilegalidade. Está claríssimo que o objetivo da vez é serem mais DIFERENTES daqueles que PAGAM seus nababescos salários e MORDOMIAS. Será que essa tal de “democracia” é assim mesmo? Será que em outros países seus parlamentares usufruem das benesses que os seus pares brasileiros se autoatribuem? Certamente, não! Basta uma rápida pesquisa e se constata que não só os parlamentares não dispõem dos privilégios brasileiros, mas também muitos setores os poderes executivos e judiciários. Quem pode colocar um paradeiro? Só nós, povo!

Cartel de combustíveis?

Os brasileiros estão sendo massacrados pela política de preços adotadas pela Petrobrás, desde que Temer nomeou Pedro Parente como presidente da empresa. Mesmo com a greve dos caminhoneiros, que paralisou o Brasil, não mudaram a política de paridade com o preço internacional do petróleo e do dólar. Bolsonaro assumiu e continuou na mesma. Depois, deu uma bronca e mudou o presidente. Mas, a política de preços, não. O que nunca irá mudar é o sistema brasileiro: cartelização de postos de combustíveis. Aqui, em Bento, há alguns anos, o ministério público estadual procedeu investigação nesse sentido, mas em nada resultou. Em Porto Alegre, pelo jeito, o MP conseguiu provar a existência do cartel, não é mesmo?

E os impostos, prefeito Diogo?

Há alguns meses tenho comentado sobre os impostos municipais. Em vários outros municípios, o IPTU, por exemplo, pode ser ANTECIPADO para dezembro e o forçado contribuinte, além do DESCONTO por pagar antecipadamente, não é penalizado com a correção monetária anual – que será feita pelo IPCA de janeiro a dezembro, quando poderia ser de dezembro a novembro – que pode chegar a patamares que transcendem a capacidade de pagamento de muitos. Por que, então, em plena era da informática, não se faz essa “gentileza” aos contribuintes?

E É um imposto injusto

Sim, eu considero o IPTU injusto por vários motivos. Para começar, quem compra ou constrói um imóvel para morar, paga fortunas de impostos sobre os materiais e mão-de-obra; depois paga fortuna para o escriturar; depois outra fortuna para matricular, pagando o ITBI. A partir daí paga mais os olhos da cara para ter “serviços urbanos” deficientes ou inexistentes (paga-se esse serviço sobre a garagem ou estacionamento). E o IPTU é pago A VIDA INTEIRA. Terminou? Não, porque agora inventaram um imposto que se paga pelo TÚMULO. Inacreditável! … Mas, se você não pagar, poderá ser beneficiado com um REFIS, sem juros e correção monetária, dentro de alguns anos.

E o IPVA?

Bem, o IPVA, que também o reputo como injusto pela fortuna de impostos que os proprietários de veículos pagam apenas por ter um, é outra excrescência brasileira. Há tempos pagava-se a TAXA RODOVIÁRIA ÚNICA, que era usada para construir rodovias – e muitas foram construídas, como a atual BR-470, por exemplo – e sequer se cogitava em pagar PEDÁGIOS. Pois bem, agora o IPVA é uma fortuna (nunca entendi o porquê carros com mais de 20 anos não o pagam) e o ICMS sobre combustíveis chega a inacreditáveis 42,85% (que omitem, dizendo que é de 30%). Ter um veículo, atualmente, é ser um condenado a um massacre tributário. Pior: por falta de carros novos, os usados serão MAIS TRIBUTADOS PELO IPVA, mesmo que a Tabela FIPE possa mudar brevemente. Brasil, zil, zil!!!

Baixar algumas coisa?

O ICMS do Estado cairá de 17,5% para 17% no dia 1º de janeiro de 2021 e o incidente sobre combustíveis, energia elétrica e comunicações cairá de 30% para 25% (na real, de 42,85% para 33,3%). Será que os massacrados contribuintes sentirão no bolso essas reduções? Particularmente, DUVIDO! Mas, esperemos!

Últimas

Primeira: Os tachões no meio das ruas seguem livres em Bento Gonçalves. São proibidos por lei? Ora, ora, isso é mero detalhe. As leis só valem para os bobalhões contribuintes de impostos, relés mortais comuns;

Segunda: Os vereadores de Caxias do Sul, numa atitude bem típica de parlamentares brasileiros, mandaram às favas o povo e se autoconcederam AUMENTOS salariais e também ao prefeito e todo o alto escalão do Executivo, além de todo o funcionalismo ativo e inativo;

Terça:  Eles dizem que “não é aumento, é reposição da inflação”. Ah, bom! Azar dos contribuintes de impostos que sequer emprego têm e os que tiveram seus salários reduzidos e “adaptados” à pandemia;

Quarta: Enquanto uns pagam muito para não ter nada, outros pagam nada para ter muito. Mais um período de veraneio começa com todos nós pagando guarda-vidas. Mas, quem usa seus serviços? Nós, que os pagamos ou os inconsequentes que “brincam” de desafiar as águas, seja do mar, rios ou lagoas? Por que ainda não criaram uma “taxa de salvamento”?

Quinta: Ainda sobre impostos, seria de bom alvitre se a prefeitura divulgasse, no mínimo trimestralmente, o valores arrecadados com a “TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA” (eufemisticamente chamada de “contribuição”), bem como quanto é gasto com esse serviço;

Sexta: Vale o mesmo para a TAXA DE SERVIÇOS URBANOS, mais precisamente, a COLETA DE LIXO, valores significativos que pesam no bolso dos contribuintes;

Sétima: Certa vez, por não ter localizado no portal da prefeitura essas informações, questionei a Secretaria de Finanças sobre a Iluminação Pública. Ignoraram a Lei de Acesso à Informação e me mandaram “procurar no portal”. Sensacional, não?

Oitava: E o Grêmio se autoderrubou para a segundona, novamente. Digo que foi “suicídio” porque é inadmissível que um clube, com CINCO anos de superávit, possa ser REBAIXADO. E até os pardais que habitam a Arena do Grêmio sabem do porquê disso se concretizar;

Nona: Agora resta ao Grêmio repetir 2005, só que com dinheiro e sem dívidas milionárias. A diretoria perdeu totalmente o direito de errar e os gremistas cobrarão isso, certamente. Mas, o Grêmio só sairá da série B se TODOS os gremistas se unirem, como em 2005. Que venha 2022!