Obra para orgulhar!

No dia 23 de novembro aconteceu a inauguração do novo Centro Empresarial de Bento Gonçalves, com uma comemoração digna de um evento de tamanha magnitude. Localizado ao lado do Parque de Eventos, a obra realizada pela Construtora Poletto apresenta um visual futurista, de uma arquitetura digna de elogios. Internamente, o Centro Empresarial foi projetado para atingir a plenitude de sua funcionalidade como prédio a ser gerido por entidades sólidas e consolidadas como as que estarão nele, objetivando atender as necessidades de seus associados. Uma obra para orgulhar o povo de Bento Gonçalves, sem dúvidas.

A união fez a força

Certamente, há mais de cem anos, quando surgiu a entidade hoje conhecida como Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, presidida por Laudir Piccoli, seus idealizadores não imaginaram que estavam plantando uma semente que se tornaria uma das mais fortes e representativas entidades do Estado. Da mesma forma, o embrião do Sindmóveis, hoje presidido por Edson Pelicioli, quando aquele grupo de empresários, em 1973, criou a Associação Profissional de Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves, não sabia que estavam abrindo as portas da entidade que representaria um Polo Moveleiro de vanguarda no Brasil. E o que dizer da Movergs, agora sob o comando de Volnei Benini, entidade que abrange toda a indústria moveleira do Rio Grande do Sul? Para falar da importância da Movergs como entidade representativa estadual seriam necessárias várias laudas. Com essas três entidades, unidas só se poderia esperar um Centro Empresarial que merece todos os melhores elogios de entidades empresariais do Brasil. Parabéns a todos os que, de alguma forma, construíram essa magnifica obra. Vale a pena conhecê-la! Vale a pena associar-se a essas entidades. E ainda há muito a ser dito sobre essa obra fantástica e as entidades que irá abrigar.

Plano Diretor

Você, prezado leitor, já tomou conhecimento do texto do novo Plano Diretor que está prestes a ser votado pela Câmara de Vereadores? Os moradores do Bairro São Bento já estão protestando. Eu estou verificando alguns aspectos legais do processo de elaboração e sua votação. Mas, já não tenho dúvidas de que o novo Plano Diretor afetará a esmagadora maioria da população. No tocante ao aspecto de preservação ambiental do Barracão já há muita gente preocupada com a posição de alguns vereadores. Ainda há tempo para se conferir as mudanças previstas. Depois? Bem, depois estaremos diante do que cansei de advertir no caso do Código Tributário Municipal. Para se pensar.

A segurança agradece

Na quarta-feira, dia 6, o Consepro de Bento Gonçalves apresentou o balancete de 2017 para a imprensa e autoridades. Sim, sei que muitos pensam que “a segurança pública é dever do governo do Estado”. Mas, o que podemos esperar de uma Estado falido? Pois é, então nós, bento-gonçalvenses, tomamos a postura de trabalhar pela nossa própria segurança. Assim, com o auxílio da prefeitura (21% da arrecadação da área azul), empresas, entidades de classe e sociedade civil, o Consepro investiu quase R$ 1 milhão na segurança pública de Bento Gonçalves em 2017. Viaturas novas, combustíveis, manutenção, material de expediente, equipamentos de segurança (coletes balísticos, por exemplo), além de uma série de outros investimentos possibilitaram ao Consepro auxiliar sobremaneira a nossa segurança.

Todos por ela

O presidente do Consepro, Elton Paulo Gialdi, que além de todos os investimentos citados, inaugurou o Centro Integrado de Operações junto ao 3º BPAT (163,7 mil investidos no “cercamento eletrônico” e monitoramento por câmeras), buscou novas fontes de receitas, passou o comando para Laércio Pompermayer. Se todos nós unirmos nossos esforços em torno do Consepro, certamente a violência, a bandidagem terá bem mais dificuldades para infernizar nossas vidas, tolhê-las, ou surrupiar nossos bens. Importante dizer-se que o Ministério Público é um dos órgãos que fiscalizam o Consepro. E todas as contas estão à disposição da comunidade para conferência.

Por quê?

O que se tem noticiado muito é a perda de verbas pela Municipalidade. Projetos aprovados e até mesmo com verbas disponibilizadas não estariam sendo realizados. Lembro bem que a Via Del Vino tinha projeto para a retirada dos postes e a fiação ser subterrânea na sequência até a Escadaria e até a frente da Igreja de Santo Antônio. Cheguei a falar com um representante da Caixa Federal em Brasília, que confirmou a existência da verba de mais de 400 mil reais para a Via Del Vino. Por que, então, a obra não foi concluída? Mas, há mais perguntas sobre verbas sem resposta. Vamos conferir isso.

Últimas

Primeira
Será que estão pensando no sistema de esgotos pluviais e cloacais juntamente com a verticalização da cidade? Aliás, a quantas anda a implantação das Estações de Tratamento de Esgotos pela CORSAN?

Segunda
Começou a piracema (desova dos peixes, de 31/10 a 31/01) com a proibição da pesca, exceto com caniço e linha de mão. Será que ainda há quem fiscalize o respeito à piracema na nossa região?

Terceira
Três deputados cariocas, presos na cadeia de Benfica, estão recebendo “auxílio-moradia” de R$ 3.190,00. Não ria! É verdade! E nós pagamos essas contas.

Quarta
E em São Bernardo do Campo, um vereador do PSDB, ocupando o cargo de secretário da prefeitura, vendia cargos a pessoas, recebendo em dinheiro ou veículos. “Ixperto” ele, não?

Quinta
Na semana que vem o Grêmio entrará na disputa do mundial. Se passar terça-feira, jogará pelo título contra o Real Madrid sábado próximo. Que semana, hein, amigos gremistas e colorados?