Considerado um dos maiores produtores de uva do país, Bento Gonçalves se prepara para mais uma colheita da fruta. Neste ano mais de 230 milhões de quilos devem ser entregues às 68 vinícolas do município. A Vindima ocorre durante o verão, sempre nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Para facilitar o trabalho dos produtores, agilizar o escoamento da produção e proporcionar um atendimento prioritário com a integração de várias secretárias e órgãos públicos, a Prefeitura estará lançando no dia 4 de dezembro, a Operação Vindima.

Além de destinar recursos específicos para a manutenção do maquinário e aquisição de insumos que serão empregados exclusivamente na manutenção das estradas, a Operação Vindima contará com outras ações destinadas ao assessoramento das famílias de produtores, nas áreas de saúde, mobilidade urbana, segurança, iluminação pública, agricultura e meio ambiente.

Com apoio das Subprefeituras, a secretaria de Obras organizou uma força-tarefa com mais de 100 servidores públicos na execução dos serviços dos quatro distritos. Haverá também uma programação específica destinada ao enoturismo, uma vez que nesta época milhares de turistas chegam ao município para conhecer e participar das atividades ligadas à colheita da uva.

De acordo com a prefeitura, serão investidos em manutenção de máquinas e aquisição de brita, cerca de R$ 200 mil.