Assim como ocorreu no Natal, o feriadão de Ano-Novo terá Operação Viagem Segura. O reforço das ações de fiscalização para prevenir acidentes de trânsito no estado, inicia à zero hora de sexta-feira, 28 e se estende por cinco dias, até a meia-noite de terça-feira, 1º de janeiro. Historicamente, o Réveillon não está entre os feriados mais violentos no trânsito, mas o grande movimento esperado nas estradas, especialmente em direção ao litoral, inspira cuidados redobrados.

A média nos últimos 11 anos é de cinco vítimas fatais/dia na virada do ano, enquanto a média geral dos 15 feriados ou datas festivas em que é realizada a operação é de 6,4 mortes/dia. Isso representa que aproximadamente a cada 4h e 44 min deste feriadão, uma pessoa perde a vida no trânsito do RS. No ano passado, 34 pessoas perderam a vida em quatro dias, considerando as vêm a óbito até 30 dias pós-acidente (por isso o número pode ser diferente das notícias divulgadas ao final do feriado).

Esta é a 98ª edição da Viagem Segura, que completou sete anos no último feriado de 15 de novembro, somando quase cinco milhões e meio de veículos fiscalizados e 225,5 mil testes de etilômetro realizados. Foram registradas mais de um milhão de infrações, sendo mais de 19,7 mil autuações por embriaguez, incluindo as recusas ao teste do bafômetro. A fiscalização também recolheu mais de 92,3 mil veículos e 25,4 mil carteiras de habilitação irregulares.

A Operação tem como principais parceiros Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar e Comando Rodoviário da BM (CRBM), DetranRS e Polícia Civil. Também colaboram órgãos de trânsito municipais (EPTC na capital), ANTT, DNIT, Cetran/RS, DAER, EGR, Metroplan e Famurs, além de representantes da sociedade civil organizada, como o Lions Club.