Uma operação da Polícia Civil, intitulada “Senhores do Altomonte”, prendeu mais de 60 pessoas durante cumprimentos de mandados nesta quinta-feira, 30, em diversas cidades da Serra Gaúcha. A ação visa bloquear o surgimento de uma nova facção criminosa em cidades como Veranópolis, Caxias do Sul e Canela. Nas três cidades, agentes cumpriram as prisões.

Conforme a polícia, as investigações duraram cerca de um ano e meio e descobriram que o grupo criminoso tinha como objetivo ampliar a traficância de drogas e, consequentemente, aumentar os lucros. Com a nova facção, a intenção era direcionar a atenção das autoridades policiais a outros pontos e desviar o foco dos bandidos já identificados pelas forças policiais.

Entre os detidos, está uma pessoa de Veranópolis. Além das prisões, a operação desencadeada na manhã de hoje, também realizou o sequestro e bloqueio de bens, contas bancárias, apreensão de veículos, armas de fogo e dinheiro em espécie, bem como a quebra de sigilo fiscal e bancário.

Outras cidades do estado, como Porto Alegre, Canoas, Charqueadas, Sapucaia do Sul, Arroio dos Ratos, Eldorado do Sul, Alvorada, Viamão, Gravataí, Novo Hamburgo, Taquara, Encruzilhada do Sul, Lajeado e Santa Rosa, também foram alvo da operação, bem como as cidades de Florianópolis (SC) e Ponta Porã (MS). Também foram cumpridos 10 mandados de busca em penitenciárias.

A operação contou com suporte operacional de 550 policiais civis em 250 viaturas e apoio da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE).

Os presos serão encaminhados ao sistema prisional. Os trabalhos investigativos prosseguem para identificar e responsabilizar demais membros do grupo criminoso.

Foto: Polícia Civil e Miguel Noronha / Reprodução