Pelo menos seis pessoas foram presas temporariamente e 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira, 19, em Bento Gonçalves, pelo possível envolvimento no chamado golpe dos nudes. A ação foi coordenada pela 3ª Delegacia de Polícia Civil de Canoas, por meio da delegada Luciana Bertoletti.

Conforme a delegada, a operação envolve a participação de integrantes de facções criminais, incluindo ainda membros que já estão presos na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves. Segundo ela, um dos crimes acabou envolvendo uma vítima, moradora de Canoas, originando a ação da manhã de hoje na Capital Nacional do Vinho. Além das prisões foram apreendidos diversos telefones celulares e cartões bancários .

Segundo Luciana, o modus operandi é semelhante a de outras ocorrências já registradas. Uma jovem entra em contato com a possível vítima, onde iniciam conversas mais íntimas, com envio de fotos. Na sequência, uma segunda pessoa entra em contato, se passando pelo pai da jovem, que seria menor de idade, fazendo ameaças e exigindo que a vítima faça depósitos em dinheiro.

Ainda, conforme a delegada, pelo menos duas vítimas caíram na prática extorsiva e perderam, cada uma, cerca de R$ 5 mil.

De todos os presos na operação desta quinta-feira, dois já estavam detidos em Bento Gonçalves e outras duas mulheres e dois homens acabaram sendo apreendidos hoje pela manhã.