Um homem, de 51 anos, morador de Bento Gonçalves, foi preso durante cumprimento de mandados da Operação Lesa Pátria, por envolvimento na tentativa de golpe e depredações ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília . De acordo com as informações, o indivíduo foi detido por porte ilegal de arma de fogo.

Além dele, outro homem, morador de Santa Rosa, também foi preso na manhã desta segunda-feira, 8 de janeiro. Durante todo o dia foram a Polícia Federal cumpriu 47 ordens judiciais: um mandado de prisão preventiva contra um alvo na Bahia e 46 mandados de busca e apreensão espalhados pelo país. Entre os mandados 13 deles foram no Rio Grande do Sul, sendo oito na Serra e três na região Noroeste, próxima à Argentina.

Além do RS foram cumpridos mandados no Distrito Federal, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins e Santa Catarina. A operação é autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo as investigações, os prejuízos ao patrimônio público beiram os R$ 40 milhões.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas.

Foto: Polícia Federal / Reprodução