Na manhã de quarta-feira, 28, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Caxias do Sul, deflagrou a 3ª fase Operação Candy Shop, cujo objetivo é coibir o tráfico de drogas sintéticas. A ação resultou na prisão preventiva de um dos principais fornecedores de drogas sintéticas da Serra Gaúcha.

A prisão ocorreu no bairro Santa Fé, em Caxias do Sul. O indivíduo estava com prisão preventiva decretada pela 3ª Vara Criminal de Caxias do Sul e durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, os policiais flagraram uma quantia de drogas sintéticas em sua residência.

Durante nove meses de investigação, que iniciaram no ano de 2018, a Polícia Civil monitorou a compra e venda desses entorpecentes na região da Serra Gaúcha e constatou que diversos indivíduos associaram-se para a venda dos entorpecentes na região.

Um dos alvos presos na primeira fase da operação figurava como líder do grupo. Segundo as investigações, a companheira do homem preso gerenciava a contabilidade do grupo criminoso, vez que era a responsável pelo pagamento das drogas ao fornecedor, um morador da região metropolitana, por sua vez preso na 2ª fase da operação Candy Shop. Até aquele momento se sabia que os três abasteciam a região da Serra Gaúcha, sendo que as drogas eram revendidas para traficantes menores que as comercializavam em festas de música eletrônica.

No curso do monitoramento, policiais flagraram uma conversa entre dois dos investigados, na qual um deles menciona que faturou a quantia de R$ 72 mil no período de 11 dias com a venda das drogas, mostrando o quão lucrativa era a prática delituosa.

Na primeira fase da operação foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva por associação para o tráfico, nas cidades de Caxias do Sul, Esteio, Vacaria, São Gabriel e Santa Maria. Durante as buscas, os policiais localizaram e apreenderam entorpecentes com cinco dos dez alvos das prisões preventivas.

Na segunda fase da operação foram cumpridos 1 mandado de busca e 1 prisão preventiva por tráfico e associação para o tráfico na cidade de São Leopoldo. Durante as buscas os policiais localizaram a quantia de 8,4 mil comprimidos de ecstasy. A ação contou com o apoio da DRACO de Canoas.

Nesta terceira fase da operação, os policiais concentraram esforços na identificação de T.G de 32 anos, que levava uma vida discreta e sem antecedentes criminais. Em sua residência, os policiais encontraram ecstasy, MDMA, pontos de LSD e cocaína, além de embalagens para acondicionamento da droga destinada à venda.

Fonte e foto: Polícia Civil