Com previsão de temperaturas elevadas para os próximos dias, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas na terça-feira, 7 de fevereiro. De acordo com o órgão, a expectativa é de que as temperaturas subam 5ºC acima da média esperada para este período do ano. Os alertas tem validade até o início da noite de sábado, 10.

Conformas informações do Inmet, o primeiro alerta envolve as regiões da Fronteira Oeste, Missões, Campanha, Noroeste e Central. O segundo aviso abrange Norte, Serra, Região Metropolitana, Sul, Vale do Rio Pardo,  Vale do Taquari, Vale do Caí e Vale do Rio dos Sinos.

No âmbito da saúde, é considerado calor extremo quando a temperatura do ar fica mais alta que a temperatura média do corpo humano (em torno de 36,5°C). 

Neste período, a hidratação, principalmente por meio da ingestão de água, é ainda mais importante. Isso porque o nosso corpo precisa de líquido para manter sua temperatura ideal de funcionamento. O uso do filtro solar também é muito importante. Ele deve ser aplicado 30 minutos antes de expor-se ao sol para que seja absorvido e deve ser reaplicado a cada duas horas em que permanecer ao sol. O produto deve ser distribuído em todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés.

O calor deve diminuir no domingo, 11, quando uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, provocando chuva até a segunda-feira, 12. Na quarta-feira, 14, o calorão deve retornar.