O presidente Jair Bolsonaro escolheu o médico oncologista Nelson Luiz Sperle Teich como novo ministro da Saúde. Ele vai substituir Luiz Henrique Mandetta, que foi demitido na tarde desta quinta-feira, 16. Formado em medicina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Teich chegou a ser cotado para a pasta da Saúde antes da posse de Bolsonaro na presidência.

Em 2018, o futuro ministro foi consultor de saúde na campanha de Bolsonaro à presidência. Teich prestou assessoria ao secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Denizar Vianna, de setembro de 2019 a janeiro de 2020.

Com mestrado em economia da saúde pela Universidade de Nova York, MBA em saúde pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD) e em gestão e empreendedorismo pela Harvard Business School, Teich é ponderado ao falar sobre a questão do isolamento horizontal (para todos) e vertical (apenas para grupos de risco).

https://twitter.com/i/broadcasts/1lDxLgXyLAYJm

O novo ministro também defende a estratégia de testagem em massa da população para identificar quem está infectado. A política adotada pelo Ministério da Saúde, até agora, era a testagem apenas de casos graves suspeitos de coronavírus.

Foto: Instituto Oncoguia