Com o objetivo de promover a saúde e a qualidade emocional dos cuidadores de pessoas com deficiência, a Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social (SEMHAS), por meio da Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência (Caispede), promove a oficina Acessibilidade e Inclusão: Cuidando de Quem Cuida. O evento ocorre no dia 20 e tem inscrições abertas.

O público-alvo são: cuidadores de pessoas com deficiência, monitores de escola, técnicos de enfermagem, enfermeiros, professores, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e comunidade em geral estão convidados a participar. A coordenadora do Caispede, Marise Dorigon Gasperi, destaca que “serão momentos de relaxamento para repor energias nas áreas emocionais e espirituais. Um tempo para a valorização própria e reforço da autoestima”.

A oficina será ministrada por Cláudia Regina Alfama e Susana Nunes Andrades, integrantes da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS). “Trata-se de uma oficina que visa gerar transformação de caráter prático no contexto de valorização na vida dos cuidadores de pessoas com deficiência, com o intuito de preencher uma enorme lacuna na área da saúde: o cuidado com quem dedica-se à cuidar de outros, proporcionando momentos de reflexão, atenção especial, motivação e qualidade de vida, aliados à política pública, incorporando como princípios, a ética, o respeito, o reconhecimento mútuo, a solidariedade e a responsabilidade”, explica Susana.

Serão abordados os seguintes aspectos: vivenciando a dificuldade ao receber o diagnóstico da deficiência; evitando falar sobre a deficiência; enfrentando dificuldades para receber apoio no cuidado da pessoa com deficiência; vivendo em função da pessoa com deficiência; rendendo-se ao isolamento social; buscando realizar desejos próprios; oficina com prática de cantoterapia.

A atividade ocorre em dois turnos: das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, e será realizada no Senai/Cetemo, localizado na avenida Presidente Costa e Silva, n° 571, bairro Planalto. As inscrições estão abertas e podem ser feitas, gratuitamente, no local ou pelo site da Prefeitura, o www.bentogoncalves.rs.gov.br, na aba Cursos. A oficina conta com apoio das Secretarias de Saúde e Educação.