Segundo a última atualização da Secretaria Estadual da Saúde, capacidade hospitalar está em 62,2%

Há, pelo menos, duas semanas, o índice de ocupação de leitos no Hospital Tacchini em Bento Gonçalves vem apresentando melhoras. Apesar do surgimento de novos casos de coronavírus na cidade, a taxa chegou, na terça-feira, 26, a um dos menores índices desde o início da pandemia: 60%, segundo a Secretaria Estadual da Saúde. Nesta quinta, 28, a capacidade subiu 2,2% (última atualização a 0h). Dos 45 espaços disponíveis, 28 estão com pessoas internadas.

Dos hospitalizados, 8 estão em leitos pelo Sistema Único de Saúde e 10 em privados. São 16 pessoas não Covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), três suspeitas com a doença ou outras Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) e nove confirmadas para o vírus.

Índice de capacidade hospitalar reduz 15,14%, a contar do dia 22 de janeiro. Foto: Divulgação

Se considerada a média móvel de internações, o pico ocorreu em 5 de janeiro, com ocupação em 106,7%, ou seja, mais do que a capacidade total do hospital. O número reduziu 15,14%, a contar do dia 22, o qual trazia 73,3% de ocupação. Na data seguinte, o indicador apontou 60%, caindo para 48,9%, no domingo, e chegou a 55,3%, na segunda-feira.

O boletim ainda mostra que dos 45 respiradores disponíveis em UTI adulto na casa de saúde, 14 estão ocupados (31,1%).

Abertura de mais cinco leitos

No mês de dezembro, a prefeitura anunciou que, devido à taxa de ocupação chegar ao limite, um pedido solicitando cinco leitos de UTI seria encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde. Contudo, de acordo com a administração municipal, como a ocupação está mais baixa, atualmente, não foi preciso dar sequência ao ofício. “Caso haja necessidade, será dado prosseguimento no processo”, afirma a Assessoria de Comunicação.