Índice é maior do que o registrado na média do Rio Grande do Sul, onde a ocupação chega a 69,3%

Com oito leitos livres para casos graves, a ocupação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Tacchini chega a 82% nesta sexta-feira, 23, conforme aponta o sistema de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde (SES). O número apresentou uma leve queda, na comparação com o registrado na quinta-feira, 22, que era de 77,45%. Atualmente, são 20 pacientes em leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e 17 em espaços destinados ao plano particular. O número vai ao contrário do que é mostrado no restante do Rio Grande do Sul, onde o índice de ocupação, em média, chega a 69,3%, mostrando redução. Em março, quando a situação estava em colapso, o Estado chegou a ter 114% de ocupação nas UTIs.

Em Bento Gonçalves, dos 37 pacientes internados em UTIs, 20 tem confirmado diagnóstico de infecção pela covid-19, um aguarda resultado de exames e o restante, 16, ocupam leitos em decorrência de outras doenças. Já para os leitos clínicos covid-19, a situação é considerada tranquila: apenas 11 pacientes ocupam o espaço, o que representa 26,8% do total de leitos disponíveis.

Desde o dia 9 de julho, a situação na parte SUS do Tacchini segue em patamar de alerta, variando entre 87% e 100% de ocupação dos leitos de UTI. Já no lado privado, os números apresentam certa estabilidade. No entanto, em 9 de julho, a situação mostrava ocupação de 136,4% da capacidade. Hoje, esse número chega a 77,3%. Na quarta-feira, 21, o espaço registrou 50% de leitos livres, mas voltou a subir nos dias seguintes. Na instituição, além de pacientes locais, são recebidos também moradores de outras cidades do Rio Grande do Sul que são encaminhados através da Central de Regulação da Secretaria Estadual da Saúde.

No Rio Grande do Sul

Com o avanço da vacinação, os números começam a melhorar no Rio Grande do Sul. Após seis meses do início da vacinação, o número de pessoas com acima de 18 anos imunizados com a primeira dose da vacina já passa de 68%. Já, aqueles que completaram o esquema vacinal, o índice está em pouco mais de 30%.

De acordo com o painel de monitoramento da SES, nenhuma região gaúcha mantinha sinal de alerta vermelho, de nível mais crítico, para a ocupação hospitalar.

Até o momento, desde o início da pandemia, 32.910 pessoas morreram em decorrência da covid-19 no Estado. A expectativa das autoridades de saúde é que a média de mortes e casos diários apresentem queda significativa este mês. No entanto, segundo pesquisadores, a pandemia só deverá estar controlada, quando mais de 70% da população tiver o esquema vacinal completo.

Foto: Alexandre Brusa / Hospital Tacchini