O Hospital Tacchini deve realizar adequações na área física do Centro Obstétrico. O motivo está voltado às ações do projeto Parto Adequado, no qual, a casa de saúde é pioneira na Serra Gaúcha, e de acordo com as diretrizes da rede Cegonha (Ministério da Saúde), as mudanças visam atender aos melhores padrões de assistência ao nascimento.

Conforme a direção do Tacchini, as obras devem iniciar na segunda-feira, 5 de fevereiro e a previsão de conclusão está agendada para abril, seguindo todos os procedimentos preconizados pelas diretrizes do Ministério da Saúde, que estabelece padrões para o funcionamento dos Serviços de Atenção Obstétrica e Neonatal fundamentados na qualificação, na humanização da atenção e gestão, e na redução e controle de riscos aos usuários e meio ambiente.

De acordo com a médica gineco-obstétrica, Liane Xavier Domingues, gestora do Processo Materno Infantil o novo Centro Obstétrico contará com cinco quartos de Pré-parto, Parto e Pós-parto (PPP). “A paciente terá toda assistência no mesmo ambiente, com total privacidade e conforto necessários para este momento tão importante de sua vida”, garante. O local contará ainda com duas salas cirúrgicas e estrutura para atendimento ao recém-nascido. “Nossa intenção é garantir total segurança para mamães e bebês, tudo isso dentro das boas práticas de assistência ao nascimento”, afirma.