Obras serão entregues seis meses após previsão de conclusão. Foto: Ranieri Moriggi

Após seis meses de atrasos, a liberação na nova rotatória no conhecido trevo da Telasul, na interseção da BR-470 com a RSC-453, em Garibaldi, deverá ser entregue no final do mês. A previsão é do engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Adalberto Jurach. A reformulação iniciou em setembro do ano passado e prevê a construção de uma rotatória alongada, que visa eliminar as filas de veículos nos horários de maior movimentação. O custo total da obra está orçado em R$ 7 milhões.

Conforme Jurach, as equipes já finalizaram a terraplenagem e a base, seguindo com a aplicação da camada asfáltica. Questionado sobre um possível adiamento para a conclusão, o arquiteto garantiu que a rótula deverá ficar pronta em até 20 dias. “Seguimos com o último cronograma atualizado. Vamos entregar a obra até o final do mês, mais tardar, no início de outubro, caso as condições climáticas, como a chuva, prejudiquem o andamento das atividades”, explica.
Até a conclusão das obras, veículos que seguem de Garibaldi no sentido Farroupilha estão utilizando uma via provisória para acessar a RSC-453. Já os motoristas que chegam de Farroupilha e querem seguir para Garibaldi, o acesso ocorre no sentido Bento Gonçalves até o posto de combustível mais próximo, onde foi improvisada um rótula com cones.

Ainda, segundo Jurach, após a conclusão do trabalho na rótula, o acesso será liberado e as equipes continuarão no local finalizando pequenos ajustes. “Trabalhamos com o revestimento asfáltico em uma das alças, de Bento a Garibaldi e na sequência iniciaremos o lado oposto, onde terá interferência com o tráfego da via. Com a conclusão, já vem a liberação e a sinalização da via. As obras complementares, como a montagem do jardim, serão concluídas com o trânsito utilizando a rotatória”, explica.