Com os protestos marcados para sexta-feira, dia 28, muitos serviços ameaçam parar as atividades, apesar de ainda não haver certeza por parte das entidades envolvidas nas manifestações. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) sinalizou na manhã de hoje que o setor não deve aderir à greve. Até ontem, a rodoviária de Bento Gonçalves não estava vendendo passagens intermunicipais por ordem do órgão estadual.

Além disso, segundo informações do Cpers, algumas escolas estaduais devem aderir à greve de sexta: Dona Isabel, Escola Bento, Bom Retiro, Landell de Moura, Maria Goretti, Amaro Bittencourt, Conceição e José Farina. A presidente do órgão, Juçara Borges, avalia que muitas escolas estão aderindo ao ato. 

No caso dos bancos, o Sindicato dos Bancários informa que devem funcionar normalmente, mas fica a critério de cada instituição aderir ou não às manifestações.

O Sindicato do Comércio Varejista de Bento Gonçalves (Sindilojas/BG), por meio de seu presidente Daniel Amadio, informou que emitirão uma nota em apoio ao não fechamento dos estabelecimentos comerciais da cidade. Segundo Amadio, eles estão favoráveis a abertura do comércio na sexta-feira, 28, e, até o momento, ainda não haviam recebido nenhuma posição contrária dos comerciantes. 

A Universidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos, informou que espera uma posição de Caxias do Sul para que seja tomada uma decisão quanto a paralisação, ou não, das atividades e aulas no dia 28. 

A Secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, informou que as Escolas Municipais teriam até a quinta-feira, 27, para informar se a comunidade escolar do município iriam aderir a paralisação. Segundo a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves (Sindiserp-BG), Isaura Bolesina, ocorreu uma assembleia com 20 escolas, onde foi decidido pela paralisação. “Algumas vão parar o dia inteiro, outras apenas à tarde. Nas escolas infantis todos os servidores vão trabalhar de manhã e de tarde devem estar liberados para o protesto”, informa.

A empresa Bento Transportes informou que não irá paralisar o funcionamento dos ônibus em Bento Gonçalves na sexta-feira. A reportagem tentou contato com a Empresa Santo Antônio, mas não obteve reposta. 

Os Correios de Bento Gonçalves irão funcionar normalmente, inclusive com serviçoes de entrega via Sedex e carteiros. 

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário.