Piloto de kart e de provas de arrancada, bento-gonçalvense Eduardo Valmórbida chega aos circuitos fazendo bonito ao lado do veterano Jorge Colau e depois de duas etapas assumiu a liderança da Copa Classic

Eduardo Valmórbida. Este é o nome. Mal sentou-se ao volante do carro e já está na liderança da categoria em que disputa provas de velocidade ao lado de outro bento-gonçalvense, Jorge Colau, este uma lenda das pistas e que voltou, no mês passado, aos circuitos, depois de “umas férias” de 24 anos. O convite para formar a dupla partiu do próprio Colau, amigo de Vilmar, pai de Eduardo e preparador dos carros do piloto veterano que deixava na poeira outros competidores que ousavam alinhar com ele em circuitos gaúchos e de fora do estado. Eduardo começou a pilotar karts no final dos anos 2000 e, depois, participou de provas de arrancada, mas nunca de competições oficiais.

Aos 29 anos, solteiro e mecânico “desde sempre”, como ele mesmo define, o piloto de segunda corrida garante que tem o apoio do pai, Vilmar, por razões óbvias. “Ele é o preparador dos carros do (Jorge) Colau desde os anos 80”, lembra. Da mãe, Neide, diz que o respaldo “é mais ou menos. Tem aquela coisa do receio por causa da velocidade”. Mas da irmã, Cristiane, fala que “ela até foi a Guaporé, na estreia, assistir à prova. Não foi no Velopark por causa das restrições relacionadas à pandemia (da Covid-19)”, conta.

O piloto diz que suas metas futuras são simples e que o objetivo traçado, agora, é obter novas vitórias e terminar esta temporada da Copa Classic entre os primeiros, “de preferência como campeão”. Para 2021 já projeta a manutenção da parceria e a participação, também, nas provas da categoria Super Turismo. Para isso ele quer aprimorar seu desempenho como piloto conhecendo melhor o carro e assimilando os ensinamentos que tem recebido sobre como pilotar e qual o comportamento que deve ter dentro da pista.

No Velopark, no último fim de semana, 26 e 27 de setembro, Valmórbida classificou o Opala 77 na quinta posição no grid de largada. Conquistou a segunda posição da categoria na etapa em que foi piloto e ficou em sexto lugar na classificação geral. Com uma vitória e um segundo lugar, a dupla Colau/Valmórbida passou à primeira posição no ranking da Copa Classic. “Nós não conhecíamos a pista e mesmo sob chuva fomos bem. Agora é melhorar o carro para continuarmos chegando entre os melhores”, afirma.

Eduardo Valmórbida é o mais novo piloto de corridas de Bento

Importante

A primeira corrida de Eduardo Valmórbida como piloto profissional foi na pista do Autódromo Internacional de Guaporé, quando a dupla (com Jorge Colau) participou da primeira etapa da Copa Classic e Super Turismo, prova de longa duração.

No Velopark, em Nova Santa Rita, no final de semana passado, Eduardo conseguiu colocar o Opala 77 na quinta posição no grid de largada para a segunda etapa da Copa Classic.

Ele dividiu a pilotagem com Colau – uma bateria para cada um – conquistando a segunda posição na categoria e o sexto lugar na classificação geral, entre 17 carros.

A próxima etapa da Classic vai ser dia 24 de outubro no veloz Autódromo Internacional de Tarumã, na cidade de Viamão, pista que já sediou campeonatos nacionais de velocidade como Stock Car e Fórmula Truck, entre outras.

Dia 11 de novembro a dupla volta à pista em Guaporé.

Os Valmórbida: Vilmar, o pai, é preparador do Opala e Eduardo, o filho – ao volante, divide a pilotagem com o veterano Jorge Colau que voltou às pistas depois de “umas férias” de mais de 20 anos

Imagens: Álbum pessoal e Silvestre Santos