Enfeitar e iluminar s casa para a chegada do Natal é uma tradição que a cada ano enfraquece mais

As ruas que dão acesso ao Borgo iluminadas por um sem fim de luzes coloridas, instaladas por comerciantes e moradores locais. No Aparecida e no São Roque, as árvores natalinas dão cor e alegria às noites. Já no Caminhos de Pedra e no Barracão, destacam-se os cuidadosos presépios montados pela comunidade. No São Bento, onde quilômetros de canos de luz decorados, além de velas e sinos são espalhados pela rua, não é diferente.

A descrição desse cenário, que em nada condiz com o que se observa pelos bairros e residências de nossa cidade, pode causar estranheza, mas é dessa forma que se via e se comemorava o Natal em Bento Gonçalves em tempos idos. As luzes, no entanto, foram se apagando pouco a pouco com o passar das décadas, tornando rara a vista de uma única casa iluminada.

Casa no bairro Cidade Alta chama a atenção pela decoração (Foto: Ranieri Moriggi)

Ciente dessa realidade, moradores, representantes de bairros e administração pública estão tomando iniciativas na tentativa de reacender o espírito natalino e mantê-lo vivo.
O resgate da tradição

Uma dessas iniciativas é o Concurso de Decoração de Natal, promovido pela Secretaria de Turismo e pela União das Associações Comunitárias de Moradores de Bairros de Bento Gonçalves (UACB – BG), que irá premiar as residências e comunidades mais enfeitadas da cidade. Para o secretário do turismo, Rodrigo Parisotto, o objetivo da ação é resgatar a tradição natalina. “Estamos resgatando algo que ocorria há uns 20 anos, quando os bairros se uniam para fazer a decoração natalina. Nosso foco é recuperar a essência da data que é a união das famílias, amigos e mesmo vizinhos”, pontua.

Já o presidente da UACB-BG, Pedro Vitor Rizzo destaca que as luzes simbolizam o encantamento da época. “No passado era comum ver bairros iluminados, e isso se perdeu. É importante incentivar isso outra vez, pois nossas crianças precisam desse encantamento”, assinala.
O resultado do concurso deve ser anunciado ainda hoje.

Há 20 anos encantando o Cidade Alta

Leda defronte a casa que decora com a família todos os anos (Foto: Fábio Becker)

Ano após ano, Leda Mazzochin, 60 anos, assistiu o apagar gradativo das luzes nas casas dos vizinhos, no bairro, e na cidade, o que não os desmotivou a seguir com a tradição de enfeitar sua residência, localizada no bairro Cidade Alta.

Leda conta que há pelos menos 20 anos, preserva esse costume. “Para mim é a data mais linda que tem. Fico feliz que as pessoas que passam aqui de noite, olham para cá e ficam encantadas”. Leda fala ainda que o gosto pelas decorações une toda a família. “Meu marido e eu fizemos o trenó, o Papai Noel de pano, e as netas sempre se animam para montar o presépio”, fala.

Ademais da decoração, outras tradições como a ceia e o amigo secreto mantém vivo o espírito natalino e a confraternização na casa da família Mazzochin.

 

Confira mais na edição impressa do dia 22 de dezembro