O número de óbitos provocados em decorrência do novo coronavírus segue registrando queda, conforme apontam os dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Segundo as informações atualizadas, em agosto foram 697 mortes relacionadas à covid-19. O resultado é considerado o menor desde junho do ano passado, quando 440 pessoas morreram.

De acordo com a pasta, a redução é ainda mais significativa quando se é comparado o número de registros do mês de julho. Naquele mês foram 1.677 óbitos, ou seja, qual mil mortes a mais do que foi registrado no mês recém findado. As quedas representam 59% a menos. Apesar de possíveis inserções, devido às atualizações no sistema estadual, os números demonstram que o avanço da vacinação e a eficiência dos imunizantes foram os grandes responsáveis pelas quedas até agora.

Até o momento, o Rio Grande do Sul imunizou mais de 7,62 milhões de pessoas com a primeira dose e 3,84 milhões com a segunda aplicação. Segundo levantamentos da SES, são 11,76 milhões de vacinas aplicadas desde o início da campanha de vacinação. A partir do próximo dia 15, deve começar a aplicação da dose de reforço na população acima de 70 anos e em pessoas com alto grau de imunossupressão.

Apesar dos avanços no combate à Covid, a Secretaria da Saúde (SES) destaca a necessidade de que a população busque a segunda dose da vacina, que oferece uma imunidade mais ampla e segue sendo aplicada nos gaúchos a partir dos 18 anos.