Um fenômeno marcante tem chamado a atenção neste ano eleitoral: o expressivo aumento no número de eleitores jovens. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de jovens entre 15 e 17 anos que emitiram o título para votar nas eleições de 2024 mais do que triplicou em comparação com o ano de 2020.

Segundo informações do TSE, durante a campanha realizada entre os dias 18 e 22 de março deste ano, um total de 83.622 jovens nessa faixa etária se alistaram para exercer seu direito ao voto. Em contrapartida, quatro anos atrás, no mesmo período, cerca de 20 mil jovens haviam emitido seus títulos eleitorais.

Os dados revelam um movimento crescente de engajamento político entre os mais jovens. Até fevereiro deste ano, mais de 417 mil jovens haviam obtido o documento de votação, e esse número subiu para 116.430 até março.

É importante ressaltar que, embora o voto para menores de 18 anos seja facultativo, ou seja, opcional, o direito é garantido para aqueles que completaram 16 anos. Esta participação ativa na vida política demonstra uma maior consciência cívica e interesse por parte da juventude brasileira em influenciar os rumos do país.

Com mais de 1,3 milhão de jovens entre 16 e 17 anos aptos a participar das eleições marcadas para seis de outubro deste ano, e um eventual segundo turno em 27 de outubro, o cenário político brasileiro promete ser influenciado por uma nova geração de eleitores. Comparativamente, na última eleição, essa faixa etária contava com pouco mais de um milhão de eleitores.