O tempo médio de uma união afetiva, contando a partir da data do casamento e a data da escritura do divórcio, é 14 anos no Brasil, segundo as últimas Estatísticas do Registro Civil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017. A pesquisa também aponta para um recuo do número de casamentos, enquanto o número de divórcios cresce anualmente.

De acordo com o IBGE, entre 2016 e 2017 o número de uniões registradas sofreu queda de 2,3%, enquanto o número de divórcios aumentou 8,3%. Em contrapartida, informações cedidas pelo Cartório de Registro Civil de Bento Gonçalves, demonstram que nesse mesmo período, o número de casamentos aumentou 3,2% na cidade. Entretanto, o número de divórcios superou o registrado na média nacional: 15,7% ao todo.

Contudo, dados mais recentes apontam para uma mudança do cenário em Bento. Ao contrário dos anos anteriores, o número de casamentos também está em queda. Em 2018, aconteceram 469 casamentos. O número indica redução de 8,5% em relação ao ano anterior, quando 513 casais oficializaram a união. Já o número de divórcios continua em elevação. Ano passado foram realizados 232 divórcios, representando aumento de 12,6% em comparação a 2017, quando aconteceram 206 anulações de casamentos. Neste ano, até a primeira semana de outubro foram realizados 415 casamentos e 184 divórcios.

De acordo com Gerson Tadeu Astolfi Vivan, registrador civil do cartório de Bento, o aumento dos divórcios está ligado a Lei N° 11.441, de 2017, que possibilitou que a realização do divórcio consensual seja feita em tabelionatos, de forma extrajudicial. “Isso facilitou esse processo, então muita gente regularizou a situação”, observa.

A psicóloga Fernanda Krüger, que trabalha com terapia de casais, atribui o aumento a fatores como o empoderamento das mulheres. “Se divorciar é aceitável hoje em dia. Antigamente era muito vergonhoso, não era aceitável. Naquela época a mulher necessitava do casamento pela questão financeira. Hoje a mulher pode trabalhar, fazer o que quiser”, destaca.

Psicóloga Fernanda Krüger

Fernanda relata que o maior desafio dos relacionamentos está nos problemas de comunicação. “Quando existe essa dificuldade de conseguir passar o que está querendo dizer e de estar disponível para ouvir o que o outro quer dizer, não tem como um relacionamento funcionar”, diz.

De acordo com Fernanda, o momento para um casal buscar a terapia é quando aparecem mais sensações negativas do que positivas e quando os momentos felizes e confortáveis do casal estão em minoria.