O número de brasileiros endividados diminuiu em dezembro, conforme aponta pesquisa do SPC Brasil, em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). De acordo com os dados, 66,1 milhões de pessoas estavam com o nome sujo no último mês do ano passado. Isso representa uma queda de 0,7%, na comparação com novembro de 2023.

Segundo o levantamento, de cada 10 brasileiros, quatro possuíam alguma dívida. O valor médio que cada pessoa no vermelho deve é de R$ 4,3 mil. A maior parte dos endividados, 63%, tem débitos com os bancos.

Os números mostram ainda que o atraso nas contas de serviços básicos, como água e luz, é o segundo tipo de dívida mais comum.

Os responsáveis pelo estudo avaliam que a redução da inadimplência é consequência, por exemplo, da melhora da economia do país, com queda do desemprego e dos juros. Outro ponto colocado na pesquisa é que o 13º salário, em dezembro, também ajudou boa parte da população a colocar as contas em ordem. O programa do Governo Federal, o Desenrola, também é incluído como facilitador para redução do número de endividados.

Apesar da queda, o número de inadimplentes ainda é considerado alto, podendo interferir no acesso ao crédito e no poder de compra das famílias.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil