A eleição para a escolha dos conselheiros tutelares de Bento Gonçalves aconteceu neste domingo, 5 de outubro. Durante todo o dia, mais de seis mil eleitores foram às urnas para eleger cinco novos conselheiros, entre 25 candidatos, cuja função é fiscalizar o atendimento à população infanto-juvenil e trabalhar pelo bem estar dos menores de idade. Diferente de outros pleitos, as eleições para o Conselho Tutelar são facultativas e a eleição foi unificada em todo o país.

Foram eleitos Leonides Lavinicki (575 votos), Renata Coelho Cardoso (518 votos), Sonia Maria Padilha (472 votos), Paulo Ricardo de Souza (455 votos) e Silvana Teresinha Lima (422 votos).

A organização do pleito foi feita pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e o processo está amparado na Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) sob a fiscalização do Ministério Público.

Os conselheiros trabalham 40 horas semanais, sem prejuízo do atendimento em regime de plantão/sobreaviso, assim como da realização de outras diligências e tarefas inerentes ao órgão. O cargo é remunerado, o mandato é de quatro anos e os eleitos neste domingo assumem em janeiro de 2016.

Informações: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura