Um novo vírus capaz de acessar informações de um smartphone a partir de aplicativos como o WhatsApp foi identificado por especialistas em segurança. Batizado como ZooPark, o vírus atinge aparelhos móveis Androids e foi detectado atingindo usuários de países do Oriente Médio.

Trata-se de um vírus sofisticado e direcionado. Segundo especialistas, parece ter sido criado com a intenção de se infiltrar nas conversas de determinados usuários localizados em um número limitado de países, como Jordânia, Egito e Líbano.

A ferramenta, que pode ser considerada de ciberespionagem, pode ser uma das mais sofisticadas capazes de atingir Androids. Por conta disso, especialistas acreditam que ela foi desenvolvida por um sistema de inteligência robusto, com muitos recursos – e não vindo de um pequeno grupo de hackers.

O ZooPark é capaz de entrar em um celular não só através de conversas do WhatsApp, mas também pelo Telegram. E também de sites, que direcionariam o usuário para baixar o vírus.

Além do acesso às informações, como fotos e senhas, o vírus poderia fazer capturas de tela, gravar e fazer ligações sem que o usuário perceba.

Quem for atingido pode nem perceber que está sendo vigiado. Para se livrar do vírus, uma das alternativas possíveis é reinstalar o sistema operacional do aparelho.

Foto: Reprodução