Nesta semana, uma série de correntes contendo vírus estão sendo compartilhadas no aplicativo WhatsApp. As mensagens, transmitidas na maioria das vezes através de grupos, oferecem ao consumidor supostas promoções ou brindes, guiando quem recebe a clicar em um link.

O endereço virtual redireciona a pessoa a uma página semelhante a da empresa, pedindo que o usuário preencha os dados pessoais. No entanto, o site é falso e geralmente é feito por cibercriminosos para adquirirem informações dos cartões de crédito das pessoas.

Dois dos golpes mais comuns envolvem os nomes Gol e Latam, que estariam distribuindo passagens aéreas grátis, e do Boticário, com um kit de Natal gratuito.

Outras mensagens que falavam sobre FGTS e PIS inativo, recarga fácil com direito a R$ 20,00 em crédito grátis, bingo online com chances grátis, possibilidade de alterar a cor do WhatsApp e informação sobre o aplicativo começar a ser pago, também foram espalhadas contendo vírus.

Com a chegada da Black Friday, quando lojas – principalmente da internet – fazem grandes promoções, é importante ficar atento para não cair em anúncios falsos.