O nome do novo bispo da Diocese de Caxias do Sul deverá ser anunciado nos próximos meses pelo papa Francisco. A confirmação foi divulgada pelo atual líder, Dom Alessandro Ruffinoni, que encaminhou sua renúncia ainda em 2018, após completar 75 anos de idade.

De acordo com as normas da Igreja Católica, quando o bispo chega a essa idade, ele deve apresentar a sua carta de renúncia ao papa. Segundo Ruffinoni, ainda não se sabe quem será o seu substituto. No entanto, um questionário encaminhado aos sacerdotes da Diocese solicitava que as comunidades apontassem as características que o novo pastor deva ter para exercer a sua função.

Após a posse do novo bispo, Ruffinoni seguirá como Bispo emérito, auxiliando nas atividades da Igreja.  A despedida oficial de Dom Alessandro à comunidade, ocorreu durante a celebração religiosa no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, na quinta-feira Santa, 18. Na ocasião, Ruffinoni assinou um decreto que vai conceder, a partir de agora, uma benção especial a todos aqueles que no ano de conclusão da Primeira Comunhão Eucarística, fizerem uma peregrinação guiada pelo Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. O ato de assinatura ocorreu ao término da missa da Benção dos Óleos, da Instituição do Sacerdócio e da Eucaristia, realizada no Santuário.