Equipamento passará a ser obrigatório para novas ligações a partir de março de 2019

A RGE, distribuidora da CPFL Energia que atende 381 municípios gaúchos, incluiu a instalação do Dispositivo de Proteção Contra Surtos (DPS) no padrão de entrada (popular “postinho”) de clientes que solicitarem ligações novas, religamentos após obras e reformas, ou aumento de carga. Para esses casos, a utilização do equipamento se tornou obrigatória desde o dia 1º de março de 2019.

O DPS é um equipamento desenvolvido para detectar a presença de sobretensões temporárias na rede de energia elétrica e direcioná-las para o sistema de aterramento antes que elas atinjam a rede interna do imóvel e, por consequência, os equipamentos eletroeletrônicos. Estas sobretensões, também chamadas de “surtos”, ocorrem, geralmente, devido a incidência de raios. Disponível em diversas marcas, o equipamento pode ser encontrado em lojas de materiais de construção e elétricos. O uso do DPS está regulamentado pela norma brasileira NBR 5410 Instalações Elétricas de Baixa Tensão.

A RGE recomenda que a instalação do DPS seja feita por um profissional habilitado, uma vez que há variação de acordo com o esquema de aterramento, a capacidade de corrente da construção e a opção por uma instalação monofásica, bifásica ou trifásica. A utilização incorreta pode comprometer a eficácia do dispositivo.

Para saber mais sobre o kit padrão de entrada, o cliente pode acessar o site: www.cpfl.com.br/ligacaonova.

Fonte: Ascom RGE