Educador Maurício Anony assume o cargo de diretor da instituição, compondo a gestão com a vice-diretora Adriane Bussolotto

Desde a segunda-feira, 7 de agosto, o Colégio Marista Aparecida conta com uma nova equipe diretiva. O educador Maurício Anony assumiu a função de diretor da instituição de ensino, compondo a gestão com a vice-diretora, Adriane Bussolotto. O momento de posse da nova gestão também foi marcado por homenagens à então diretora, Silvia Pagot Marodin, pelas mais de duas décadas de serviços educacionais prestados ao educandário, destes, 13 anos à frente da direção.

Educador marista há 29 anos, Anony, natural de Cachoeira do Sul, iniciou sua trajetória como professor no Colégio Marista Roque, naquela cidade e, de lá para cá, atuou como supervisor de Tecnologias Educacionais, coordenador e, posteriormente, diretor de colégios. Com mestrado em Gestão Educacional, possui pós-graduações em Informática Aplicada à Educação e Gestão Empresarial e MBA em Gestão na Educação. Em sua caminhada profissional, atuou como professor de informática no Colégio Marista Roque (de 1994 a 2004); supervisor de Tecnologias Educacionais da antiga Província Marista de Santa Maria, em Santa Maria, (de 1995 a 2002); supervisor de Tecnologias Educacionais da Província Marista do Rio Grande do Sul (de 2003 a 2013); idealizador do projeto de Robótica Educacional e do Desafio de Robôs da Rede Marista; membro do GT de Tecnologias da UMBRASIL (de 2008 a 2013); coordenador do Maristão (de 2006 a 2013); participou da organização do Intercâmbio Cultural para o Canadá (2010 e 2011) e foi diretor dos colégios Marista Medianeira, de Erechim (de 2013 a 2016); do Marista Graças, em Viamão (2017 a 2019) e do Marista Roque, em Cachoeira do Sul, de setembro de 2019 a julho de 2023.

Anony é educador marista há 29 anos

Há pouco mais de três semanas, Anony iniciou sua adaptação em Bento Gonçalves. O novo diretor ressaltou a felicidade em estar presente na localidade. “Estar em Bento Gonçalves é uma grande alegria. Estou sendo abraçado e acolhido por todos”, pontua.

Ele destaca que, nesta mudança de equipe diretiva, não haverá descontinuidade de gestão, mas sim, melhorias de processos de forma conjunta. “Com toda a equipe diretiva, corpo docente e discente do colégio, vamos traçar planos para trabalhar na perspectiva do Marista Brasil. Somos uma rede, então, a partir dessa concepção, desses fluxos, organizações e gerenciamentos, construiremos planos para qualificar cada vez mais os processos do Colégio Marista Aparecida”, considera.

Anony também pontua que um dos papeis mais importantes de um gestor é ser presença transformadora. “Um dos grandes valores que tenho é a pedagogia da presença, de ser um gestor muito próximo dos estudantes, dos educadores e das famílias, sempre com escuta atenta e olhar sensível. Isso sempre foi ponto marcante nos espaços em que trabalhei”, salienta.

O novo diretor também deixa uma mensagem para toda a comunidade. “O Colégio Marista Aparecida está de portas abertas para toda a nossa comunidade. Nosso grande propósito como maristas é inspirar vidas para transformar o mundo”, conclui.

Período dedicado à educação

Por mais de 20 anos, Silvia Pagot Marodin foi educadora Marista e, destes, 13 anos foram dedicados à direção da instituição de ensino. Com o fechamento deste ciclo, ela recebeu homenagens de educadores, pais, familiares e amigos. Como forma de agradecimento, também deixou sua mensagem à toda comunidade. “Minha gratidão aos Irmãos Maristas que confiaram em mim como educadora, aos meus colegas educadores, os de ontem e os de hoje, que sempre apoiaram nosso trabalho. Aos pais por acreditarem na educação Marista e aos queridos estudantes pelo carinho e pelos milhares de abraços recebidos ao longo desses 22 anos. De forma especial, minha gratidão à minha família, em especial ao Vitorino, meu marido, e a minha filha Alice, que me apoiaram e entenderam o tempo e a dedicação necessários para viver a missão marista”, destaca.

Silvia Pagot Marodin foi educadora marista por 22 anos

Para ela, fazer parte dessa instituição de ensino foi de grande valia para sua vida. “Fazer parte da educação marista é motivo de orgulho. Hoje saio do cargo de gestora do colégio, mas os valores dessa instituição seguem comigo nessa nova etapa da minha vida. Que a energia dos nossos estudantes, pelos corredores, pelo pátio, bosque, salas de aula, são tantos espaços sagrados, contagie os educadores todos os dias, abastecendo em seus corações a alegria que brota da educação e do amor ao trabalho”, conclui.