Se até lá nada for alterado, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de todo o país deverão reabrir para atendimento presencial no dia 14 de setembro. A informação foi publicada nesta segunda-feira, 24, no Diário Oficial da União, através de portaria do órgão e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. A prorrogação ocorre, após o Governo anunciar que a retomada dos atendimentos ocorreria hoje e depois voltar atrás, suspendendo as atividades até setembro.
Desde março, os serviços presenciais foram suspensos em razão da pandemia no novo coronavírus. Desde então, os servidores realizam atendimento remoto, conforme as normativas do INSS e do Ministério da Economia. Segundo as informações, a retomada será gradual, mediante agendamento prévio pelos canais Meu INSS, pela internet, ou pela Central 135, por telefone.
Mesmo com a reabertura programada para setembro, os serviços que foram disponibilizados virtualmente seguirão sendo oferecidos. Apesar da data de reabertura, caberá as 1.525 agências da Previdência Social definirem seu retorno ou não. Tudo vai depender de diversos aspectos físicos e sanitários. Os locais que que não reunirem as condições mínimas de segurança sanitária continuarão em regime de plantão reduzido para tirar dúvidas.