O novo presídio estadual de Bento Gonçalves deverá ser entregue no mês de abril. É o que afirma a empresa responsável pela construção do novo local que solicitou prorrogação pelo período de dois meses para a entrega da obra. A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) confirmou a informação através de nota divulgada pela assessoria de imprensa. A projeção era de que o complexo fosse entregue ainda neste mês, o que não se confirmou.

Conforme a Susepe, as obras já estão em mais de 88% executadas. Porém, como há aprovações de documentações pendentes, a empresa solicitou a prorrogação que foi atendida pela superintendência. Após a finalização do complexo, deverão iniciar os trabalhos de aparelhamento para a ocupação da cadeia. A entrada de detentos deverá ocorrer de forma gradual.

Segundo o secretário de Segurança Pública de Bento, tenente-coronel José Paulo Iahnke Marinho, as obras deverão ser finalizadas até o final da segunda quinzena de fevereiro. No entanto, o prazo solicitado pela construtora visa garantir que tudo seja entregue dentro do prazo. “O pedido de prorrogação serve apenas para dar um lastro à empresa, no sentido de que ela possa finalizar as obras sem nenhum maior contratempo, como por exemplo, com as chuvas constantes que acabam atrapalhando o andamento dos trabalhos. O engenheiro, responsável pela obra, confirmou que o complexo estará finalizado no final de fevereiro. Solicitar a prorrogação por mais 60 dias é apenas uma precaução”, garante.

Com capacidade para receber 420 presos, o novo presídio foi orçado em R$ 30,9 milhões.