O Juventude está na final do Campeonato Gaúcho. Após empate de 1 a 1 no tempo normal na noite da segunda-feira, 25, o Inter foi superado por 6 a 5 nos pênaltis, pelo Juventude, e encerrou sua participação no Campeonato Gaúcho de 2024.

Com o primeiro tempo perfeito do Juventude. Sólido na defesa, o Verdão anulou a equipe do Internacional, que pouco criou. Jogando na casa do adversário, no Beira-Rio, Zé Marcos marcou para o Juventude em uma cobrança de escanteio logo no primeiro tempo. A partir disso o Ju só administrou a partida colocando toda a pressão para o lado vermelho.

No segundo tempo a equipe Jaconeira se manteve sólida defensivamente, impossibilitando que o meio campo Colorado trabalhasse. Mas em uma jogada ensaiada, Renê empatou, com o placar levando as penalidades, o Inter se lançou ao ataque mas sem efetividade. Aos 30, Maurício agrediu Nenê e, após consulta no VAR, foi expulso pelo árbitro.

Em vantagem numérica, o Ju foi para cima. Gerando poucas chances claras, assim como o Inter, assim, a partida acabou empatada e a vaga para a final do Campeonato Gaúcho precisou ser decidida nos pênaltis.

No jogo de ida, as equipes empataram em 0 a 0, ou seja, levando a disputa para os pênaltis e o Juventude, vencendo por 6 a 5.

Nas cobranças, Robert Renan bateu de cavadinha e perdeu o pênalti decisivo, defendido pelo goleiro Gabriel. Mercado também desperdiçou com a cobrança batendo no travessão. Alan Patrick, Renê, Wanderson, Valencia e Bruno Gomes converteram. Do lado do Juventude, Gilberto, Rildo, Jadson, Nenê, Kleiton e Kelvi converteram, só Alan Ruschel desperdiçou.

Pelo terceiro ano seguido, o Inter cai na semifinal do Gauchão. Antes, havia sido eliminado por Grêmio e Caxias, essa também nos pênaltis em pleno Beira-Rio. O último título estadual do clube foi em 2016.

Agora, a equipe Jaconeira aguarda o resultado entre Grêmio e Caxias na terça-feira, 26, para conhecer seu adversário na decisão. Até o momento do fechamento da edição, o Tricolor é quem vai para a final após ganhar o primeiro jogo por 2 a 1.

Os jogos da final do Gauchão estão previstos para os dias 31 de março e 7 de abril, dois domingos.
Já o Inter volta a campo na próxima terça-feira, dia 2 de abril. O Colorado enfrenta o Belgrano pela primeira rodada da fase de grupos da Sul-Americana.

Foto: Estadão