Na Vila Belmiro, o Grêmio foi a campo na tarde deste domingo, 20, para enfrentar o Santos, em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, o primeiro duelo do segundo turno da competição. O Tricolor acabou superado pelo placar de 2 a 1. Franco Cristaldo marcou o gol gremista na etapa complementar, mas Marcos Leonardo e Júlio Furch assinalaram para os donos da casa. 

Os movimentos iniciais da partida foram de equilíbrio e disputa, com ambas as equipes buscando impor seu ritmo de jogo, sem chances claras no campo de ataque. As primeiras oportunidades passaram a acontecer a partir dos 15 minutos de bola rolando. Os gremistas tramaram uma boa jogada quando, depois de uma troca de passes, a bola chegou a Bitello dentro da área, pela direita – o meia chutou rasteiro, mas João Paulo conseguiu a defesa. 

Já o Santos respondeu por duas vezes na sequência: primeiro, Marcos Leonardo recebeu um passe, girou e arrematou, carimbando a marcação de Bruno Alves. Em seguida, após cobrança de escanteio, Mendoza chutou com perigo, mandando perto da meta defendida por Gabriel Grando. 

Aos 32’, o time de Renato Portaluppi chegou novamente com um cruzamento de Fábio próximo a marca penal – João Pedro Galvão subiu e desviou de cabeça, mas a bola passou por sobre a meta. Do outro lado, Marcos Leonardo recebeu dentro da área e finalizou e Ely desviou pela linha e fundo. 

Outra tentativa tricolor saiu cerca de dez minutos depois, quando Ferreira recebeu na entrada da área e finalizou de primeira, mas a bola explodiu na marcação e ficou com os donos da casa, que de imediato, chegaram ao campo de ataque com uma cobrança de falta: Jean Lucas alçou na área e Marcos Leonardo desviou, por sorte, a bola subiu. 

Foi no primeiro minuto da etapa complementar que o Tricolor conseguiu ser efetivo e assinalar o primeiro gol na partida: após bate e rebate na área a bola sobrou para Franco Cristaldo, que encheu o pé e chutou para o fundo das redes adversárias.  

Não demorou para a equipe atacar novamente, desta vez depois de uma linda tabela entre Pepê e Bitello, Ferreira foi acionado na entrada da área – recebeu e bateu colocado, para grande defesa do arqueiro santista.  Os donos da casa correram atrás do marcador e tentaram igualar a contagem, passados 9 minutos: de dentro da pequena área, Joaquim recebeu a bola e chutou rasteiro, mas parou em Gabriel Grando, que defendeu. 

Aos 17 minutos, o Santos conseguiu empatar o jogo na Vila Belmiro, com Marcos Leonardo. Soteldo saiu em velocidade no meio-campo e acionou o atacante, que chutou cruzado, resultando no 1 a 1.  O Peixe chegou novamente aos 36’, em cobrança de falta. A bola foi colocada na área, houve o desvio, mas Grando segurou firme.  Mas aos 44 minutos, em um lance de contra-ataque, o Santos conseguiu a virada. Soteldo acionou Julio Furch, que só teve o trabalho de mandar para as redes e marcar o segundo do Peixe. 

Foto: Lucas Uebel | Grêmio FBPA