Da estreia em 2022 ao sucesso da segunda edição, o Natal nos Vinhedos viu sua proposta evoluir rápida e positivamente, consolidando-o com um dos expoentes na agenda de eventos de fim de ano na Serra

Com cinco dias de programação (uma data precisou ser remanejada em função das condições climáticas), reuniu público superior às 15 mil pessoas – crescimento de pelo menos 50% em relação ao ano anterior. Outra ampliação significativa foi no número de empreendedores envolvidos neste ano: quase 20 empreendimentos vinícolas e cerca de 15 de gastronomia. No palco, quase 15 shows musicais e espetáculos artísticos emocionaram e trouxeram alegria ao público, com atrações internacionais, nacionais e espaço para valorização dos artistas regionais – primando pela diversidade e qualidade enquanto evento cultural.

“São conquistas fruto de muito trabalho, dedicação e perseverança. O Natal dos Vinhedos começou como uma ideia. Hoje é um sonho realizado, um evento firmado, preparado para continuar evoluindo e atingir seu pleno potencial enquanto indutor do turismo e agente impulsionador de negócios e do empreendedorismo”, destaca Marijane Paese, presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves na gestão 2022-2023, entidade realizadora do projeto e uma das idealizadoras da iniciativa.

Esse avanço é consensuado e celebrado entre quem acompanhou o nascimento do projeto. “O Natal dos Vinhedos se consolida como mais uma atração em nosso Município. Em meio aos parreirais, fomentando o empreendedorismo, valorizando o vinho e a nossa gastronomia, o evento proporcionou momentos de alegria para visitantes e comunidade”, disse o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, também promotor do projeto.

Com o encanto das videiras iluminadas se misturando aos aromas dos vinhos locais e da gastronomia típica, o Natal nos Vinhedos firma-se como uma tradição imperdível, marcando o calendário de quem busca uma experiência única de celebração e confraternização, na avaliação do Diretor Regional Grupo RBS, parceiro na promoção do evento, Joel Goulart Junior. “O Natal nos Vinhedos consolida-se como um marco na promoção da vitivinicultura e do enoturismo, transformando o Vale dos Vinhedos em uma rota nacional de celebrações natalinas, destacando-se como uma janela de oportunidade para o vinho nacional. O sucesso da segunda edição pavimentou o caminho para a consolidação deste evento único. Com um crescimento muito significativo de visitantes, atrai não apenas apreciadores de vinhos, mas também se torna um ícone para os amantes da tradição natalina e do enoturismo”, observa.

O Natal nos Vinhedos foi realizado pelo CIC-BG, com promoção da prefeitura de Bento Gonçalves e Grupo RBS. O patrocínio ouro é de Banrisul Consórcios, LNF Latino Americana, Vinícola Miolo e Unimed Nordeste. Patrocínio prata: Casa Valduga, Dalmóbile, Rodopac Brasil e SIM. Patrocínio bronze: CONSEVITS –RS, Cooperativa Vinícola Aurora, Maison Forestier, Multimóveis, Ricefer, Salton, Supermercados Andreazza e Transporte Bertolini. Financiamento: Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.

 Quem visitou, aprovou

Combinando um passeio para conhecer o Vale dos Vinhedos e o evento ao mesmo tempo, os namorados Waleska Ramos e Felipe Santos, de Porto Alegre, destacaram a beleza e a estrutura do Natal nos Vinhedos. “Por ser dentro dos vinhedos fica mais bonito ainda. Também gostamos da organização”, disseram.

A organização do evento também foi destacada por Leonardo Zanatta, da vinícola Dom Cândido, que participou pela segunda vez da programação. “Percebemos uma melhora na organização, a parte gastronômica aumentou e isso ajudou a vender mais o nosso produto. Muito bom poder receber o turista e as pessoas daqui, já que nem todos conhecem a vinícola, então o evento traz um pouco mais de visibilidade para o produto”, disse Zanatta.

O chef do restaurante Di Bartolomeu, Douglas Bertamoni, também salientou a evolução ocorrida da primeira para a segunda edição do evento. “Este ano ficou bem melhor, as mesas ajudaram bastante, e o consumo aumentou. Está muito mais organizado, e a cada ano com certeza será melhor”, previu.

Importante

Participaram desta edição as vinícolas Miolo Wine Group; Vinhos e Espumante Maison Forestier; Famiglia Valduga; Vinícola Salton; Cooperativa Vinícola Aurora; Audace Wine;  Peculiare Vinhos Únicos; Vinícola Boutique Lidio Carraro; Vinícola Dom Cândido; Ales Victoria & Vinícola Berkano e Pipas Terroir e Tenuta Foppa&Ambrosi.

Assinaram a gastronomia o Restaurante Osteria Del Vale; Queijaria Valbrenta; Ristorante Di Bartolomeu; Spa do Vinho, Nature & Don Giovanni; Brazedo; Giordani Gastronomia; Vida Saudavel; Butique Doce; Due sushi e Kopenhagen.

Também estiveram presentes vinícolas de Monte Belo do Sul (Vinícola Monte Belo, Adega Giovanni Tasca, Vinícola Avvocato e Vinícola Seis Mãos) e estabelecimentos de Santa Tereza (Vinícola Dalpubel, Vinícola Renascer, Vinícola Casamia e Restaurante Sabores de Santa).