Fazer uma breve viagem no tempo sem sair da atualidade, essa é a sensação que temos ao embarcar no trem a vapor, também conhecido como Maria Fumaça. Com certeza é uma das atrações turísticas mais nostálgicas da cidade, que revela o jeito acolhedor de ser dos imigrantes italianos, tudo começa na estação ferroviária, onde somos recepcionados por um homem de “pernas de pau” que nos guia de maneira muito divertida até os vagões do trem.

Ao soar o sino embarcamos num passeio animado e repleto de atrações, que segue o percurso de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, 23 km e que dura em média 2h, horas essas que passam voando, pois dentro dos vagões somos evolvidos com apresentações típicas italianas, danças e músicas gauchescas, apresentações de humor e até um breve show de mágica, tudo isso antecedendo a visita do Papai e Mamãe Noel, responsáveis pelo clima natalino da viagem. Eles passam de vagão em vagão distribuindo sorrisos e balas para os passageiros.

Nas janelas os turistas se maravilham com as belas paisagens que fazem parte do trajeto -mesmo sendo à noite- e também podem ver a iluminação especial do trem preparada pra essa época do ano, além de sentir no rosto a brisa da serra que refresca os vagões.

Quando chegamos à primeira parada, em Garibaldi, somos recebidos com um belo show de música e uma ótima degustação de espumantes, sucos e frios, fazemos um brinde com as taças que cada um ganhou no início da viagem e depois embarcamos novamente para dentro do trem. Como o show não pode parar, somos convidados a dançar ao som de gaiteiros e violeiros que não deixam a viagem se tornar entediante, intercalando essas animações, recebemos informações históricas sobre os lugares onde passamos e também curiosidades sobre a Maria Fumaça.

Para findar a viagem voltamos para Bento Gonçalves e ao desembarcarmos dos vagões somos recebidos com dois shows, um de música e o outro pirotécnico, centenas de turistas parados na estação extasiados com a beleza das luzes cortando o céu estrelado. Não poderia escrever um final melhor para esse passeio, depois de todas as atrações a que fomos contemplados, a sensação de ter que voltar pra casa de carro, nos faz querer voltar no tempo mais uma vez.

Texto: Caiani Martins