O avanço da pandemia de coronavírus no Brasil obriga empreendimentos a adotarem medidas de prevenção e distanciamento social, no intuito de evitar grandes aglomerações. Em Bento Gonçalves, locais que contam com jardim ao ar livre e oferecem estes espaços para o lazer, devem se adaptar às normas impostas pela prefeitura municipal, entre elas, a demarcação de espaço para a concentração de pessoas.

De acordo com a Secretaria de Turismo, os ambientes deverão delimitar a concentração de pessoas a cada quatro metros. Em períodos normais, estes espaços recebem, diariamente, 1,5 mil visitantes. Atualmente, segundo a pasta, esse número chega a 320. Conforme o titular, Rodrigo Ferri Parisotto, a demarcação possibilita mais tranquilidade e organização aso empreendimentos que precisaram se adaptar ao novo momento. “Estamos inovando, buscando praticas realizadas em outros países. Nosso objetivo maior é a saúde de quem frequenta os locais. É uma retomada com respeito e responsabilidade “, ressalta Parisotto.

A ideia de demarcação segue, segundo o secretário, modelos de sucesso em locais como o Central Park, em Nova Iorque, onde o distanciamento demarcado foi implantado. A novidade integra o projeto da prefeitura “Ambiente limpo e seguro”, concedido às empresas que assegurarem o cumprimento de requisitos de higiene, limpeza e todos os cuidados necessários que garantam a segurança dos visitantes e colaboradores durante e após os momentos de pandemia em Bento Gonçalves.

Até o momento, 34 estabelecimentos já receberam a certificação na cidade.

Foto: Semtur / Divulgação